Utilizando Esquema de Ponto de Extensão
Os pontos de extensão definidos pelos plug-ins na sua área de trabalho podem ser lidos pelo seu próprio plug-in e por outros plug-ins. Se um esquema de ponto de extensão tiver sido definido para ele, o PDE pode dar assistência quando criar novas extensões.
Essa assistência inclui:
- Fornecimento de opções para o menu pop-up Novo para que somente elementos filhos válidos sejam incluídos
- Fornecimento de informações sobre o atributo para a folha de propriedade para que somente os atributos válidos sejam definidos
- Fornecendo editores corretos de propriedade de atributo que correspondem aos tipos de atributos (booleano, cadeia e enumeração).
- Fornecendo suporte adicional para tipos especiais de atributos ("java"
e "resource").
- Utilizando a linha de status para exibir a primeira sentença do fragmento de documentação para atributos quando selecionado na folha de propriedade.
Exemplo: utilizando o ponto de extensão "Sample Parsers"
Antes de tentar utilizar o ponto de extensão definido anteriormente, ainda precisamos definir a interface esperada. Selecione o projeto com.example.xyz no Navegador e pressione o botão da barra de ferramentas
para criar uma nova interface Java.
Certifique-se de definir o nome do pacote para com.example.xyz e o nome da interface para
IParser entes de pressionar Concluir. Edite a interface para que fique semelhante a esta:
package com.example.xyz;
public interface IParser {
/**
* Execute o analisador utilizando o modo fornecido */
public void parse(int mode);
}
Agora temos o ponto de extensão, um esquema XML para ele e a interface necessária. Certifique-se de salvar todos os editores abertos. Agora está
tudo pronto para nosso próprio plug-in ou outros plug-ins para
contribuir com o ponto de extensão.
- Abra o editor de manifest para o plug-in com.example.xyz.
- Alterna para a página Extensões e pressione Novo-> Extensão.
- Devemos ter "com.example.xyz.parsers" disponível como uma opção. Selecione-o e pressione Concluir.
- Selecione o elemento incluído recentemente "com.example.xyz.parsers" e exiba o menu pop-up Novo->analisador. (Especificamos que nosso ponto de extensão pode acomodar qualquer número de elementos "parser".)
- Selecione o novo elemento analisador. A seção Detalhes do Elemento de Extensão deve mostrar quatro atributos: id, name, class e mode. Observe como a linha de status mostra as poucas informações sobre os atributos quando você os seleciona. Essas informações vêm diretamente do esquema do ponto de extensão.
- Altere o name para "Default Parser". Altere o mode para "manual."
- Clique no hyperlink classe na seção Detalhes do Elemento de Extensão. Aqui, você verá que o PDE é totalmente integrado ao assistente "Nova Classe Java" do JDT e utiliza atributos de esquema para implementar automaticamente sua interface IParser.
Crie sua classe com "com.example.xyz/src" como sua pasta de origem, "com.example.xyz" como o pacote e DefaultParser como o nome da classa.
Pressione Concluir.
- Agora você deveria estar no editor Java para a classe DefaultParser. Observe como ela implementou a interface correta (IParser) e já possui a implementação stub do método "parser".
Note que se fechar o editor e clicar novamente no hyperlink classe, o editor irá reabrir a classe DefaultParser. O assistente "Nova Classe Java" irá aparecer apenas quando a classe especificada no campo do texto do atributo de classe não puder ser localizado; caso contrário, o link irá abrir a classe em um editor.
Como você pode ver, quando você fornece um esquema XML completo para seu ponto de extensão, isso ajudará todos os seus usuários em potencial deixando o PDE ajudá-los a evitar cometer erros.
