Digamos que você localizou um erro na linha 65 de um arquivo e não entendeu o código. A quem você consulta ou culpa pela alteração? Você poderia iniciar olhando no histórico do recurso para o arquivo, mas isso não lhe informaria quem alterou essa linha específica. Este é o motivo pelo qual o comando Anotar é útil. É possível obter qualquer arquivo ASCII (consulte a nota sobre arquivos binários) e obter uma lista de quem alterou qual linha.
A ação Mostrar Anotação está disponível nos seguintes locais: visualização Histórico, Explorador de Repositório, visualização Sincronizar e na visualização Recurso e Pacotes. Quando a anotação for executada, será possível:
Percorrer as alterações na visualização Anotar e o editor de texto irá realçar as linhas associadas à alteração selecionada.
É possível selecionar uma linha no arquivo de texto e a visualização Anotar irá selecionar a alteração associada a essa linha.
A visualização Histórico mostrará o histórico do arquivo aberto e realçará a revisão da alteração atualmente selecionada. Isso permite consultar rapidamente o comentário de consolidação para uma alteração específica.
O comando anotar funcionará apenas com arquivos marcados como ASCII no repositório do CVS. Além disso, o comando abrirá um arquivo de texto para mostrar as alterações, mesmo se o editor associado no workbench for um editor não-texto. Por exemplo, se você executar anotar em um arquivo plugin.xml, um editor de texto simples será aberto em vez do editor PDE completo.