Quando o Workbench é ativado, a primeira coisa exibida é um diálogo que permite selecionar onde o espaço de trabalho deve ser localizado. O espaço de trabalho é o diretório onde seu trabalho será armazenado. Neste momento, apenas clique em OK para utilizar o local padrão. (Também é possível marcar a caixa de opções para impedir que esta pergunta seja feita novamente.)
Após o local do espaço de trabalho ser escolhido, uma única janela do Workbench será exibida. Uma janela do Workbench oferece uma ou mais perspectivas. Uma perspectiva contém editores e visualizações, como o Navegador. Várias janelas do Workbench podem ser abertas simultaneamente. Inicialmente, na primeira janela do Workbench que é aberta, a perspectiva Recurso é exibida, com apenas a visualização Bem-vindo visível. Clique na seta rotulada Workbench na visualização Bem-vindo para fazer com que as outras visualizações na perspectiva fiquem visíveis.
(A visualização Bem-vindo pode ser exibida novamente a qualquer momento selecionando-se Ajuda > Bem-vindo.)
Uma barra de atalhos aparece no canto superior direito da janela. Isso permite que o usuário abra novas perspectivas e comute entre as que estão abertas. O nome da perspectiva ativa é mostrado no título da janela e seu item na barra de atalhos é realçado.
A barra de título da janela do Workbench indica qual perspectiva está ativa.
Neste exemplo, a perspectiva Recurso está sendo utilizada. As visualizações Navegador, Tarefas e
Esboço estão abertas juntamente com um editor.