A plataforma Eclipse foi projetada para que seja possível adicionar plug-ins que forneçam função para a comunidade de ferramentas de desenvolvimento de software. Os fornecedores de software comercial podem construir, criar uma marca e empacotar produtos utilizando a plataforma como tecnologia base. Esses produtos podem ser vendidos e suportados comercialmente.
O Eclipse SDK pode ser transferido por download e utilizado como ferramenta de desenvolvimento IDE Java e plug-in Eclipse, mas não é negociado como produto comercial. A plataforma fornece os ingredientes brutos para um produto sem oferecer uma caixa, rótulo ou etiqueta de preço. Ela define um arquivo e uma estrutura de diretórios que permitem personalizar facilmente o diálogo Sobre e a tela inicial da plataforma para fornecer marca ao produto.
A licença que rege a plataforma Eclipse fornece muita liberdade com relação à construção e configuração de um produto. No entanto, os produtos baseados no Eclipse coexistirão mais facilmente em um sistema do usuário se utilizarem padrões semelhantes para empacotamento, configuração e instalação de seus produtos.