2. Como Contribuir

Contribuições para o sistema geralmente se enquadram em uma das 5 categorias seguintes:

2.1. Relatórios de Bugs e Comentários Gerais

Uma ideia ou sugestão técnica de interesse geral deverá ser enviada para a Lista de discussão de assuntos técnicos do FreeBSD. Da mesma forma, pessoas com este tipo de interesse (e tolerância para um alto volume de mensagens!) poderão assinar a Lista de discussão de assuntos técnicos do FreeBSD. Veja o Handbook do FreeBSD para mais informações sobre esta e outras listas.

Se você encontrar um bug ou estiver enviando uma mudança específica, por favor relate-o usando o relatório de envio de bug. Tente preencher cada campo com do relato de bug. A não ser que exceda 65KB, inclua qualquer correção diretamente no relatório. Se o patch é apropriado para ser aplicado na árvore do código fonte coloque [PATCH] no resumo do relatório. Ao incluir patches, não use copiar-e-colar, pois o copiar-e-colar transforma tabs em espaços e os torna inúteis. Quando os patches são muito maiores que 20KB, considere comprimi-los (por exemplo, com gzip(1) ou bzip2(1)) antes de fazer o envio.

Após preencher o relatório, você receberá a confirmação com o número de rastreamento. Guarde este número para que você possa nos atualizar com detalhes sobre do problema.

Veja também este artigo sobre como escrever bons relatórios de problemas.

2.2. Mudanças na Documentação

Mudanças na documentação são supervisionadas pela lista de documentação do projeto FreeBSD. Por favor veja o Manual do Projeto de Documentação do FreeBSD para instruções completas. Envie contribuições e mudanças (mesmo as pequenas são bem vindas!) utilizando o mesmo método de qualquer outro relatório de bug.

2.3. Mudanças no Código Fonte Existente

Um acréscimo ou mudança em um código fonte existe é um tema um pouco complicado e depende muito de como você está desatualizado com o estado atual do desenvolvimento do FreeBSD. Existe uma release especial do FreeBSD em andamento conhecida como FreeBSD-CURRENT que é disponibilizada de várias maneiras para conveniência dos desenvolvedores que trabalham ativamente no sistema. Veja o Handbook do FreeBSD para mais informação sobre como obter e usar o FreeBSD-CURRENT.

Trabalhar com versões antigas do código, infelizmente, muitas vezes significa que as suas alterações serão demasiadamente obsoletas ou muito divergentes para possibilitar uma fácil re-integração ao FreeBSD. As possibilidades de que isso ocorra podem ser minimizadas um pouco através da sua inscrição na lista de distribuição de comunicados oficiais do projeto FreeBSD e na lista de discussão do FreeBSD-CURRENT, nas quais as discussões sobre o estado atual do sistema ocorrem.

Supondo que você consiga obter acesso à uma versão razoavelmente atualizada do código fonte do sistema para basear as suas alterações, o próximo passo é produzir um conjunto de diffs para enviar aos mantenedores do FreeBSD. Isto é feito com o comando diff(1).

O formato preferido do diff(1) para o envio de um patch, é o formato de saída unificada gerado pelo comando diff -u.

% diff -u oldfile newfile

ou

% diff -u -r -N olddir newdir

deverá gerar um conjunto de diffs unificados para o arquivo de origem informado ou para a hierarquia de diretórios.

Consulte o manual do diff(1) para maiores informações.

Uma vez que você tenha o conjunto de diffs (os quais você pode testar com o comando patch(1)), você deve submetê-lo para inclusão no FreeBSD por meio de um relatório de bug. Você não deve enviar os diffs para a lista de discussão de assuntos técnicos do FreeBSD ou eles irão se perder! Agradecemos imensamente a sua submissão (este é um projeto voluntário!); Devido ao alto volume de trabalho, nós podemos não ser capazes de resolvê-lo imediatamente, mas ele permanecerá em nosso banco de dados até que o façamos. Marque a sua submissão incluindo a palavra [PATCH] na sinopse do relatório.

Se você achar adequado (por ex. você adicionou, deletou ou renomeou arquivos), agrupe as suas mudanças em um arquivo tar. Arquivos criados com o shar(1) também são bem vindos.

Se as suas mudanças são de uma natureza potencialmente sensível, por exemplo, se você não tiver certeza sobre os problemas de direitos autorais que regerão sua distribuição no futuro, envie-as para o Core Team ao invés de submetê-las por meio de um relatório de bug. O FreeBSD Core Team é formado por um grupo muito pequeno de pessoas as quais cuidam de muitas das tarefas diárias de administração do projeto FreeBSD. Observe que este grupo também é muito ocupado e portanto você só deve enviar um e-mail para eles se for realmente necessário.

Por favor, consulte os manuais intro(9) e style(9) para algumas informações sobre estilo de codificação. Nós apreciaríamos se você estivesse ao menos ciente destas informações antes de submeter o seu código.

2.4. Código novo ou pacotes de maior valor agregado

No caso de uma contribuição significativa de um trabalho de grande porte, ou a adição de uma nova característica importante ao FreeBSD, torna-se quase sempre necessário que se envie as alterações em um arquivo tar ou então que se faça o upload das mesmas para um servidor WWW ou FTP para que as outras pessoas possam acessá-las. Se você não possui acesso a um servidor WWW ou FTP, pergunte em uma lista de discussão apropriada do FreeBSD se alguém pode hospedar essas alterações para você.

Quando se trabalha com grandes quantidades de código, o sensível assunto de direitos autorais invariavelmente vem a tona. O Projeto FreeBSD prefere licenças de software livre tais como BSD ou ISC. Licenças copyleft, como a GPLv2, às vezes são permitidas. A lista completa pode ser encontrada na página sobre a política de licenciamento do core team.

2.5. Dinheiro ou Hardware

Nós ficamos sempre muito felizes em aceitar doações para agregar a causa do Projeto FreeBSD, em um esforço voluntário como o nosso, um pouco pode significar muito! Doações de hardware também são muito importantes para expandir a nossa lista de periféricos suportados, uma vez que normalmente não temos recursos para comprar estes itens nós mesmos.

2.5.1. Doando Dinheiro

A Fundação FreeBSD é uma entidade sem fins lucrativos e isenta de impostos, estabelecida com o objetivo de promover os objetivos do Projeto FreeBSD. Como uma entidade 501(c)3, a fundação é isenta de recolher as taxas do governo federal, bem como as do Estado do Colorado. As doações para uma entidade isenta de impostos são frequentemente dedutíveis dos impostos federais.

As doações podem ser enviadas através de cheques para:


    The FreeBSD Foundation
    P.O. Box 20247,
    Boulder,
    CO 80308
    USA
  

A Fundação FreeBSD também pode aceitar doações online através de várias opções de pagamento.

Maiores informações sobre a Fundação FreeBSD podem ser obtidas no documento A Fundação FreeBSD - Uma introdução. Para contatar a Fundação por e-mail, escreva para .

2.5.2. Doando Hardware

O projeto FreeBSD aceita alegremente doações de hardware para os quais pode encontrar bom uso. Se você estiver interessado em doar componentes de hardware, por favor contate o Escritório de Relacionamento com Doadores.

All FreeBSD documents are available for download at https://download.freebsd.org/ftp/doc/

Questions that are not answered by the documentation may be sent to <freebsd-questions@FreeBSD.org>.
Send questions about this document to <freebsd-doc@FreeBSD.org>.