Durante os muitos anos de existência do Projeto FreeBSD, infelizmente, alguns de nossos desenvolvedores faleceram. Aqui estão algumas lembranças.
Em ordem cronológica reversa da data aproximada de seus falecimentos:
Bruce D. Evans (1991 - 2019; RIP 2019)
Bruce foi um gigante da programação que fez do FreeBSD sua casa.
Antes do FreeBSD e Linux havia o Minix, um brinquedo "unix" escrito por Andy Tannenbaum, lançado em 1987, vendido com código fonte completo em três disquetes, por $99.
Bruce fez a portabilidade do Minix para o i386 por volta de 1989.
Linus Torvalds usou o Minix/386 para desenvolver seu próprio kernel, e Bruce foi a primeira pessoa que ele agradeceu no anúncio de lançamento.
Quando Bill Jolitz lançou 386BSD 0.1 em 1992, Bruce foi listado como colaborador.
Bruce co-fundou o projeto FreeBSD e serviu no core.0, mas nunca foi partidário, e ao longo dos anos muitos outros projetos se beneficiaram de seus patches, conselhos e sabedoria.
As revisões de código de Bruce vinham em três sabores, "mild", "brucified" e "brucifiction", mas nunca foram pessoais: Sempre foram apenas sobre o código, os erros, raciocínio descuidado, o contexto histórico ausente, os padrões ambíguos - e as transgressões de style(9).
Como Bruce deu mais revisões de código do que qualquer outra pessoa na história do projeto FreeBSD, os logs de commit ocultam a verdadeira escala de seu impacto até você prestar atenção nos "Submitted by", "Reviewed by" e "Pointed out by".
Tendo dificuldades em ouvir, Bruce não participava de conferências.
A notável exceção foi a BSDcon de 1999 na Califórnia, onde seus colegas do core team o saldaram com "Nós não somos dignos!" em referência ao filme Wayne's World.
Vinte anos depois, ainda não somos.
Kurt Lidl (2015 - 2019; RIP 2019)
Kurt se envolveu com o BSD quando ainda era um projeto na Universidade da Califórnia em Berkeley. Logo após a disponibilização de placas personalizadas em Maryland, ele adquiriu "BSDWZRD".
Ele começou a contribuir com o FreeBSD logo após a concepção do projeto. Ele se tornou um source committer do FreeBSD em Outubro de 2015.
O projeto FreeBSD mais conhecido de Kurt foi o blacklistd(8), que bloqueia e libera portas sob demanda para evitar o abuso de DoS. Ele também fez muitas outras correções de bugs e aprimoramentos no DTrace, boot loaders, e outros bits e partes da infraestrutura do FreeBSD.
Trabalhos anteriores incluíram o jogo XTank, um dos autores da RFC 2516 "A Method for Transmitting PPP Over Ethernet (PPPoE)", e o paper da USENIX "Drinking from the Firehose: Multicast USENET News".
Frank Durda IV (1995 - 2003; RIP 2018)
Frank estava em volta do projeto desde os primórdios, contribuindo com código para a linha 1.x antes de se tornar um committer.
Andrey A. Chernov (1993 - 2017; RIP 2017)
As contribuições de Andrey para o FreeBSD foram muitas. Estando envolvido há muito tempo, dificilmente existe uma área em que ele não tenha tocado.
Jürgen Lock (2006 - 2015; RIP 2015)
Jürgen fez uma série de contribuições para o FreeBSD, incluindo o trabalho no libvirt, na stack de gráficos e no QEMU. As contribuições e a ajuda de Jürgen foram apreciadas por pessoas de todo o mundo. Esse trabalho continua melhorando a vida de milhares de pessoas todos os dias.
Alexander Botero-Lowry <alexbl@FreeBSD.org>
(2006 - 2011; RIP 2012)
Alexander foi mais conhecido como um dos principais contribuintes para os ports Python do FreeBSD e um membro fundador da lista de discussão do FreeBSD Python e também pelo seu trabalho no XMMS2.
John Birrell <jb@FreeBSD.org>
(1997 - 2009; RIP 2009)
John fez grandes contribuições para o FreeBSD, o mais conhecido foi a importação do código dtrace(1). O senso de humor e a fala simples de John ou irritava alguns ou criava amigos rapidamente. No final de sua vida, ele se mudou para uma área rural e estava tentando viver com o mínimo de impacto possível para o planeta, enquanto ao mesmo tempo ainda trabalhava na área de alta tecnologia.
Jean-Marc Zucconi <jmz@FreeBSD.org>
(1994 - 2009; RIP 2009)
Jean-Marc foi um astrofísico que fez importantes contribuições para a modelagem das atmosferas de planetas e cometas no l'Observatoire de Besançon em Besançon, França. Enquanto esteve lá, participou da concepção e construção do espectrômetro Vega tricanal que estudou o Cometa Halley. Ele também foi um colaborador de longa data do FreeBSD.
Jun-ichiro Itoh <itojun@FreeBSD.org>
(1997 - 2001; RIP 2008)
Conhecido por todos como itojun, Jun-ichiro Hagino foi um pesquisador principal no KAME Project, que visava fornecer tecnologia IPv6 e IPsec de forma livremente redistribuível. Muito deste código foi incorporado ao FreeBSD. Sem seus esforços, o estado do IPv6 na Internet seria muito diferente.
Cameron Grant <cg@FreeBSD.org>
(1999 - 2005; RIP 2005)
Cameron foi um indivíduo único que contribuiu para o projeto apesar de graves deficiências físicas. Ele foi responsável por uma reescrita completa do nosso sistema de som durante o final dos anos 90. Muitos daqueles que se correspondiam com ele não tinham idéia de sua mobilidade limitada, devido ao seu espírito alegre e disposição para ajudar os outros.
Alan Eldridge <alane@FreeBSD.org>
(2002 - 2003; RIP 2003)
Alan foi um grande contribuinte para o KDE no FreeBSD. Além disso, ele manteve muitas outros ports difíceis e que consumiam muito tempo, como o autoconf, CUPS, e python. O caminho de Alan não foi fácil, mas sua paixão pelo FreeBSD e a dedicação à excelência de programação lhe renderam muitos amigos.
All FreeBSD documents are available for download at https://download.freebsd.org/ftp/doc/
Questions that are not answered by the
documentation may be
sent to <freebsd-questions@FreeBSD.org>.
Send questions about this document to <freebsd-doc@FreeBSD.org>.