2.9. Interfaces de Rede

2.9.1. Configurando as Interfaces de Rede

Em seguida, é mostrada uma lista das interfaces de rede encontradas no computador. Selecione a interface para configurar.

Figura 2.49. Escolha uma interface de rede
Escolha uma interface de rede

Se uma interface Ethernet for selecionada, o instalador irá pular para o menu mostrado em Figura 2.53, “Escolha a rede IPv4. Se uma interface de rede sem fio for escolhida, o sistema procurará pontos de acesso sem fio:

Figura 2.50. Buscando por pontos de acesso sem fio
Buscando por pontos de acesso sem fio

As redes sem fio são identificadas por um identificador de conjunto de serviços (SSID), um nome curto e exclusivo dado a cada rede. Os SSIDs encontrados durante a busca serão listados, seguidos por uma descrição dos tipos de criptografia disponíveis para essa rede. Se o SSID desejado não aparecer na lista, selecione [Rescan] para buscar novamente. Se a rede desejada ainda não aparecer, verifique se há problemas com as conexões da antena ou tente mover o computador para mais perto do ponto de acesso. refaça a busca após cada alteração ser feita.

Figura 2.51. Escolhendo uma rede sem fio
Escolhendo uma rede sem fio

Em seguida, insira as informações de criptografia para se conectar à rede sem fio selecionada. A encriptação WPA2 é fortemente recomendada, pois os tipos de encriptação mais antigos, como o WEP, oferecem pouca segurança. Se a rede usar WPA2, insira a senha, também conhecida como Chave Pré-Compartilhada (PSK). Por motivos de segurança, os caracteres digitados na caixa de entrada são exibidos como asteriscos.

Figura 2.52. Configuração WPA2
Configuração WPA2

Em seguida, escolha se um endereço IPv4 deve ou não ser configurado na interface Ethernet ou na interface sem fio:

Figura 2.53. Escolha a rede IPv4
Escolha a rede IPv4

Existem dois métodos de configuração de IPv4. O DHCP configurará automaticamente a interface de rede da forma correta e deverá ser usado se a rede fornecer um servidor DHCP. Caso contrário, as informações de endereçamento precisam ser inseridas manualmente como em uma configuração estática.

Nota:

Não insira informações de rede aleatórias, pois isso não funcionará. Se um servidor DHCP não estiver disponível, obtenha as informações listadas em Informações de rede necessárias do administrador da rede ou do provedor de serviços de Internet.

Se um servidor DHCP estiver disponível, selecione [Yes] no próximo menu para configurar automaticamente a interface de rede. O instalador parecerá pausar por um minuto ou mais enquanto encontra o servidor DHCP e obtém as informações de endereçamento do sistema.

Figura 2.54. Escolha a configuração IPv4 DHCP
Escolha a configuração IPv4 DHCP

Se um servidor DHCP não estiver disponível, selecione [No] e insira as seguintes informações de endereçamento neste menu:

Figura 2.55. Configuração IPv4 estática
Configuração IPv4 estática

  • Endereço IP - O endereço IPv4 atribuído a este computador. O endereço deve ser único e não estar em uso por outro equipamento na rede local.

  • Subnet Mask - A máscara de sub-rede da rede.

  • Default Router - O endereço IP do gateway padrão da rede.

A próxima tela perguntará se a interface deve ser configurada para IPv6. Se IPv6 estiver disponível e for desejado, escolha [Yes] para selecioná-lo.

Figura 2.56. Escolha a rede IPv6
Escolha a rede IPv6

O IPv6 também possui dois métodos de configuração. A configuração automática de endereços sem estado (SLAAC) solicitará automaticamente as informações de configuração corretas de um roteador local. Consulte rfc4862 para maiores informações. A configuração estática requer entrada manual das informações da rede.

Se um roteador IPv6 estiver disponível, selecione [Yes] no próximo menu para configurar automaticamente a interface de rede. O instalador parecerá pausar por um minuto ou mais enquanto localiza o roteador e obtém as informações de endereçamento do sistema.

Figura 2.57. Escolha a configuração do SLAAC do IPv6
Escolha a configuração do SLAAC do IPv6

Se um roteador IPv6 não estiver disponível, selecione [No] e insira as seguintes informações de endereçamento neste menu:

Figura 2.58. Configuração Estática do IPv6
Configuração Estática do IPv6

  • Endereço IPv6 - O endereço IPv6 atribuído a este computador. O endereço deve ser único e não estar em uso por outro equipamento na rede local.

  • Default Router - O endereço IPv6 do gateway padrão da rede.

O último menu de configuração de rede é usado para configurar o resolvedor do Sistema de Nomes de Domínio (DNS), que converte nomes de host de e para endereços de rede. Se o DHCP ou SLAAC foi usado para autoconfigurar a interface de rede, os valores do Resolver Configuration podem já estar preenchidos. Caso contrário, insira o domínio da rede local nome no campo Search. DNS # 1 e DNS # 2 são os endereços IPv4 e/ou IPv6 dos servidores de DNS. Pelo menos um servidor DNS é necessário.

Figura 2.59. Configuração do DNS
Configuração do DNS

Quando a interface estiver configurada, selecione um site espelho localizado na mesma região do mundo que o computador no qual o FreeBSD está sendo instalado. Os arquivos podem ser recuperados mais rapidamente quando o espelho está próximo ao computador de destino, reduzindo o tempo de instalação.

Figura 2.60. Escolhendo um Site Espelho
Escolhendo um Site Espelho

All FreeBSD documents are available for download at https://download.freebsd.org/ftp/doc/

Questions that are not answered by the documentation may be sent to <freebsd-questions@FreeBSD.org>.
Send questions about this document to <freebsd-doc@FreeBSD.org>.