Capítulo 19. O sistema de arquivos Z (ZFS)

Escrito porTom Rhodes, Allan Jude , Benedict Reuschling e Warren Block .
Índice
19.1. O que torna o ZFS diferente
19.2. Guia de Início Rápido
19.3. Administração zpool
19.4. Administração do zfs
19.5. Administração Delegada
19.6. Tópicos Avançados
19.7. Recursos adicionais
19.8. Recursos e terminologia do ZFS

O Sistema de Arquivos Z, ou ZFS, é um sistema de arquivos avançado projetado para superar muitos dos principais problemas encontrados em projetos anteriores.

Originalmente desenvolvido pela Sun™, o desenvolvimento contínuo do ZFS em código aberto foi movido para o Projeto OpenZFS.

O ZFS tem três metas principais de design:

Uma lista completa de features e terminologias é mostrada em Seção 19.8, “Recursos e terminologia do ZFS .

19.1. O que torna o ZFS diferente

O ZFS é significativamente diferente de qualquer outro sistema de arquivos existente, porque ele é mais do que apenas um simples sistema de arquivos. A combinação das funções tradicionalmente separadas de gerenciamento de volume e de sistema de arquivos, fornece ao ZFS vantagens exclusivas. O sistema de arquivos agora conhece a estrutura abaixo dos discos. Os sistemas de arquivos tradicionais só podem ser criados em um único disco por vez. Se houvesse dois discos, dois sistemas de arquivos separados teriam que ser criados. Em uma configuração de hardware tradicional RAID, esse problema foi contornado apresentando ao sistema operacional um único disco lógico composto pelo espaço fornecido por vários discos físicos, sobre o qual o sistema operacional colocava um sistema de arquivos. Mesmo no caso de soluções de software RAID como as fornecidas pelo GEOM, o sistema de arquivos UFS, que está no topo da transformação RAID, acreditava que estava lidando com um único dispositivo físico. A combinação feita pelo ZFS do gerenciador de volumes e do sistema de arquivos resolve isso e permite a criação de vários sistemas de arquivos, todos compartilhando um pool de armazenamento disponível. Uma das maiores vantagens do reconhecimento do layout físico dos discos pelo ZFS é que os sistemas de arquivos existentes podem ser expandidos automaticamente quando novos discos são adicionados ao pool. Esse novo espaço é disponibilizado para todos os sistemas de arquivos. O ZFS também possui várias propriedades diferentes que podem ser aplicadas a cada sistema de arquivos, oferecendo muitas vantagens para a criação de vários sistemas de arquivos e datasets diferentes, em vez de um único sistema de arquivos monolítico.

All FreeBSD documents are available for download at https://download.freebsd.org/ftp/doc/

Questions that are not answered by the documentation may be sent to <freebsd-questions@FreeBSD.org>.
Send questions about this document to <freebsd-doc@FreeBSD.org>.