Esta seção mostra a ordem dos menus do bsdinstall e o tipo de informação que será solicitada antes que o sistema seja instalado. Use as teclas de seta para realçar uma opção de menu e, em seguida, a barra de Espaço para selecionar ou desmarcar esse item de menu. Quando terminar, pressione Enter para salvar a seleção e passar para a próxima tela.
Antes de iniciar o processo, o bsdinstall carregará os arquivos de keymap como mostrado em Figura 2.4, “Carregamento de Keymap”.
Após o carregamento dos keymaps, o bsdinstall exibe o menu mostrado em Figura 2.5, “Menu de Seleção do Keymap”. Use as setas para cima e para baixo para selecionar o mapa de teclas que mais representa o mapeamento do teclado conectado ao sistema. Pressione Enter para salvar a seleção.
Pressionar Esc sairá deste menu e usará o mapa de teclas padrão. Se a escolha do mapa de teclado não for clara, a opção é uma opção segura.
Além disso, ao selecionar um keymap diferente, o usuário pode testar o keymap e garantir que esteja correto antes de continuar, conforme mostrado em Figura 2.6, “Menu de Teste do Keymap”.
O próximo menu do bsdinstall é usado para definir o nome do host para o sistema recém-instalado.
Digite um nome de host exclusivo para a rede. Ele deve ser um nome de host totalmente qualificado, como machine3.example.com
.
Em seguida, o bsdinstall solicitará a seleção de componentes opcionais para instalação.
Decidir quais componentes instalar dependerá em grande parte do uso pretendido para o sistema e da quantidade de espaço em disco disponível. O kernel do FreeBSD e o userland, coletivamente conhecidos como o sistema base, são sempre instalados. Dependendo da arquitetura, alguns desses componentes podem não aparecer:
base-dbg
- Ferramentas básicas como cat, ls entre outras com símbolos de depuração ativados.
kernel-dbg
- Kernel e módulos com símbolos de depuração ativados.
lib32-dbg
- Bibliotecas de compatibilidade para executar aplicativos de 32 bits em uma versão de 64 bits do FreeBSD com símbolos de depuração ativados.
lib32
- Bibliotecas de compatibilidade para executar aplicativos de 32 bits em uma versão de 64 bits do FreeBSD.
ports
- A Coleção de Ports do FreeBSD é uma coleção de arquivos que automatiza o download, a compilação e a instalação de pacotes de software de terceiros. Capítulo 4, Instalando Aplicativos: Pacotes e Ports discute como usar a coleção de ports.
O programa de instalação não verifica o espaço em disco adequado. Selecione esta opção apenas se houver espaço suficiente no disco rígido. A Coleção de Ports do FreeBSD ocupa cerca de 500 MB de espaço em disco.
src
- O código-fonte completo do FreeBSD para o kernel e para o userland. Embora não seja necessário para a maioria dos aplicativos, pode ser necessário para compilar drivers de dispositivo, módulos do kernel ou alguns aplicativos da Coleção de Ports. Ele também é usado para desenvolver o próprio FreeBSD. A árvore de código-fonte completa requer 1 GB de espaço em disco e a recompilação de todo o sistema FreeBSD requer 5 GB adicionais de espaço.
tests
- FreeBSD Test Suite.
O menu mostrado em Figura 2.9, “Instalando a partir da rede” apenas aparece ao instalar a partir de um -bootonly.iso
ou -mini-memstick.img
pois esta mídia de instalação não possui cópias dos arquivos de instalação. Como os arquivos de instalação devem ser recuperados através de uma conexão de rede, esse menu indica que a interface de rede deve ser configurada primeiro. Se o menu é exibido em qualquer etapa do processo lembre-se de seguir as instruções em Seção 2.9.1, “Configurando as Interfaces de Rede”.
All FreeBSD documents are available for download at https://download.freebsd.org/ftp/doc/
Questions that are not answered by the
documentation may be
sent to <freebsd-questions@FreeBSD.org>.
Send questions about this document to <freebsd-doc@FreeBSD.org>.