Às vezes, um sistema requer mais espaço de swap. Esta seção descreve dois métodos para aumentar o espaço de troca: adicionar swap a uma partição existente ou em um novo disco rígido e criar um arquivo de swap em uma partição existente.
Para obter informações sobre como criptografar o espaço de swap, quais opções existem e por que isso deve ser feito, consulte Seção 17.13, “Criptografando Swap”.
Adicionar um novo disco rígido para swap resulta em um melhor desempenho do que usando uma partição em uma unidade existente. A configuração de partições e discos rígidos é explicada em Seção 17.2, “Adicionando Discos” enquanto Seção 2.6.1, “Criando o layout da partição” discute layouts de partições e considerações sobre o tamanho de partições de swap.
Use o swapon
para adicionar uma partição swap ao sistema. Por exemplo:
#
swapon
/dev/ada1s1b
É possível usar qualquer partição que não esteja atualmente montada, mesmo que já contenha dados. O uso do swapon
em uma partição que contém dados sobrescreverá e destruirá esses dados. Certifique-se de que a partição a ser incluída como swap seja realmente a partição pretendida antes de executar o swapon
.
Para adicionar automaticamente essa partição swap na inicialização, adicione uma entrada ao /etc/fstab
:
/dev/ada1s1b
none swap sw 0 0
Veja fstab(5) para uma explicação das entradas do /etc/fstab
. Maiores informações sobre swapon
podem ser encontradas em swapon(8).
Esses exemplos criam um arquivo de swap de 512M chamado /usr/swap0
em vez de usar uma partição.
O uso de arquivos de swap requer que o módulo necessário pelo md(4) tenha sido embutido no kernel ou tenha sido carregado antes do swap ser ativado. Veja Capítulo 8, Configurando o kernel do FreeBSD para informações sobre como compilar um kernel customizado.
Crie o arquivo de swap:
#
dd if=/dev/zero of=
/usr/swap0
bs=1m count=512
Defina as permissões adequadas no novo arquivo:
#
chmod 0600
/usr/swap0
Informe o sistema sobre o arquivo de swap adicionando uma linha ao /etc/fstab
:
md99 none swap sw,file=/usr/swap0,late 0 0
O dispositivo md99
do md(4) é usado, deixando números de dispositivos inferiores disponíveis para uso interativo.
O espaço de swap será adicionado na inicialização do sistema. Para adicionar espaço de swap imediatamente, use o swapon(8):
#
swapon -aL
All FreeBSD documents are available for download at https://download.freebsd.org/ftp/doc/
Questions that are not answered by the
documentation may be
sent to <freebsd-questions@FreeBSD.org>.
Send questions about this document to <freebsd-doc@FreeBSD.org>.