Uma vez determinado que o sistema atende aos requisitos mínimos de hardware para instalar o FreeBSD, o arquivo de instalação deve ser baixado e a mídia de instalação preparada. Antes de fazer isso, verifique se o sistema está pronto para uma instalação, verificando os itens nesta lista de controle:
Faça backup dos dados importantes
Antes de instalar qualquer sistema operacional, sempre faça backup de todos os dados importantes primeiro. Não armazene o backup no sistema que está sendo instalado. Em vez disso, salve os dados em um disco removível, como uma unidade USB, outro sistema na rede ou um serviço de backup online. Teste o backup antes de iniciar a instalação para garantir que ele contenha todos os arquivos necessários. Depois que o instalador formatar o disco do sistema, todos os dados armazenados nesse disco serão perdidos.
Decida onde instalar o FreeBSD
Se o FreeBSD for o único sistema operacional instalado, esta etapa pode ser ignorada. Mas se o FreeBSD compartilhar o disco com outro sistema operacional, decida qual disco ou partição será usado para o FreeBSD.
Nas arquiteturas i386 e amd64, os discos podem ser divididos em várias partições usando um dos dois esquemas de particionamento. Um registro de inicialização mestre tradicional (MBR) contém uma tabela de partição que define até quatro partições primárias. Por razões históricas, o FreeBSD chama essas partições primárias de slices. Uma dessas partições primárias pode ser transformada em uma partição estendida contendo várias partições lógicas. A Tabela de Partição GUID (GPT) é um método mais novo e mais simples de particionar um disco. Implementações comuns de GPT permitem até 128 partições por disco, eliminando a necessidade de partições lógicas.
O boot loader do FreeBSD requer uma partição primária ou GPT. Se todas as partições primárias ou GPT já estiverem em uso, uma deve ser liberada para o FreeBSD. Para criar uma partição sem excluir dados existentes, use uma ferramenta de redimensionamento de partição para reduzir uma partição existente e criar uma nova partição usando o espaço liberado.
Uma variedade de ferramentas de redimensionamento de partições comerciais e gratuitas estão listadas em http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_disk_partitioning_software. O GParted Live (http://gparted.sourceforge.net/livecd.php) é um live CD que inclui o editor de partições GParted. O GParted também está incluído em muitas outras distribuições live CD do Linux.
Quando usados corretamente, os utilitários de encolhimento de disco podem criar espaço com segurança para criar uma nova partição. Como existe a possibilidade de selecionar a partição errada, sempre faça backup de todos os dados importantes e verifique a integridade do backup antes de modificar as partições do disco.
Partições de disco contendo diferentes sistemas operacionais tornam possível instalar vários sistemas operacionais em um computador. Uma alternativa é usar virtualização (Capítulo 21, Virtualização) o que permite que vários sistemas operacionais sejam executados ao mesmo tempo sem modificar nenhuma partição de disco.
Colete informações de rede
Alguns métodos de instalação do FreeBSD requerem uma conexão de rede para baixar os arquivos de instalação. Após qualquer instalação, o instalador oferecerá a configuração das interfaces de rede do sistema.
Se a rede tiver um servidor DHCP, ele poderá ser usado para fornecer configuração de rede automática. Se o DHCP não estiver disponível, as seguintes informações de rede para o sistema devem ser obtidas com o administrador de rede local ou com o provedor de serviços de Internet:
Verifique a Errata do FreeBSD
Embora o Projeto FreeBSD se esforce para garantir que cada versão do FreeBSD seja o mais estável possível, ocasionalmente, os bugs aparecem no processo. Em raras ocasiões, esses erros afetam o processo de instalação. A medida que esses problemas são descobertos e corrigidos, eles são anotados na Errata do FreeBSD (https://www.freebsd.org/releases/12.1R/errata.html) no site do FreeBSD. Verifique a errata antes de instalar para certificar-se de que não existem problemas que possam afetar a instalação.
Informações e erratas para todos os releases podem ser encontradas na seção de informações de release do site do FreeBSD (https://www.freebsd.org /releases/index.html).
O instalador do FreeBSD não é um aplicativo que pode ser executado dentro de outro sistema operacional. Em vez disso, baixe um arquivo de instalação do FreeBSD, grave-o na mídia associada ao seu tipo e tamanho (CD, DVD, ou USB), e inicialize o sistema para instalar a partir da mídia inserida.
Os arquivos de instalação do FreeBSD estão disponíveis em www.freebsd.org/where.html#download. O nome de cada arquivo de instalação inclui a versão de Release do FreeBSD, a arquitetura e o tipo de arquivo. Por exemplo, para instalar o FreeBSD 12.1 em um sistema amd64 de um DVD, baixe o FreeBSD-12.1-RELEASE-amd64-dvd1.iso
, grave este arquivo em um DVD, e inicialize o sistema com o DVD inserido.
Os arquivos de instalação estão disponíveis em vários formatos. Os formatos variam dependendo da arquitetura do computador e do tipo de mídia.
Arquivos de instalação adicionais são incluídos para computadores que inicializam com UEFI (Interface de Firmware Extensível Unificada). Os nomes desses arquivos incluem a string uefi
.
Tipos de arquivo:
-bootonly.iso
: Este é o menor arquivo de instalação, pois contém apenas o instalador. É necessária uma conexão de Internet em funcionamento durante a instalação, pois o instalador fará o download dos arquivos necessários para concluir a instalação do FreeBSD. Este arquivo deve ser gravado em um CD usando um aplicativo de gravação CD.
-disc1.iso
: Este arquivo contém todos os arquivos necessários para instalar o FreeBSD, seu código-fonte e a coleção de ports. Ele deve ser gravado em um CD usando um aplicativo de gravação CD.
-dvd1.iso
: Este arquivo contém todos os arquivos necessários para instalar o FreeBSD, seu código-fonte e a coleção de ports. Ele também contém um conjunto de pacotes binários populares para instalar um gerenciador de janelas e alguns aplicativos para que um sistema completo possa ser instalado a partir da mídia sem a necessidade de uma conexão com a Internet. Este arquivo deve ser gravado em um DVD usando um aplicativo de gravação DVD.
-memstick.img
: Este arquivo contém todos os arquivos necessários para instalar o FreeBSD, seu código-fonte e a coleção de ports. Ele deve ser gravado em um pendrive USB usando as instruções abaixo.
-mini-memstick.img
: Como -bootonly.iso
, não inclui arquivos de instalação, mas faz o download conforme necessário. É necessária uma conexão de internet em funcionamento durante a instalação. Grave este arquivo para um pendrive USB como mostrado em Seção 2.3.1.1, “Gravando um arquivo de imagem para um pendrive USB”.
Depois de baixar o arquivo de imagem, baixe o CHECKSUM.SHA256
do mesmo diretório. Calcule o checksum para o arquivo de imagem. O FreeBSD fornece o sha256(1) para isso, usado como sha256
. Outros sistemas operacionais possuem programas semelhantes.imagefilename
Compare o checksum calculado com a mostrado em CHECKSUM.SHA256
. Os checksum devem corresponder exatamente. Se os checksums não corresponderem, o arquivo de imagem está corrompido e deve ser baixado novamente.
O arquivo *. Img
é uma imagem do conteúdo completo de um cartão de memória. Ele não pode ser copiado para o dispositivo de destino como um arquivo. Várias aplicações estão disponíveis para escrever o *. Img
para um pendrive USB. Esta seção descreve dois destes utilitários.
Antes de continuar, faça backup de todos os dados importantes do pendrive USB. Este procedimento irá apagar todos os dados existentes no mesmo.
dd
para gravar a imagemEste exemplo usa /dev/da0
como o dispositivo de destino em que a imagem será gravada. Seja muito cuidadoso para que o dispositivo correto seja usado, pois esse comando destruirá os dados existentes no dispositivo de destino especificado.
O utilitário de linha de comando dd(1) está disponível no BSD, no Linux® e no Mac OS®. Para gravar a imagem usando o dd
, insira o pendrive USB e determine o nome do dispositivo. Em seguida, especifique o nome do arquivo de instalação baixado e o nome do dispositivo para o pendrive USB. Este exemplo grava a imagem de instalação amd64 no primeiro dispositivo USB em um sistema FreeBSD existente.
#
dd if=
FreeBSD-12.1-RELEASE-amd64-memstick.img
of=/dev/da0
bs=1M conv=sync
Se este comando falhar, verifique se o pendrive USB não está montado e se o nome do dispositivo aponta para o disco, não para uma partição. Alguns sistemas operacionais podem requerer que este comando seja executado com o sudo(8). A sintaxe do dd(1) varia ligeiramente em diferentes plataformas; por exemplo, o Mac OS® requer um bs=1m
em minúsculas. Sistemas como o Linux® podem gravar em buffer. Para forçar todas as gravações a serem concluídas, use o comando sync(8).
Certifique-se de fornecer a letra da unidade correta, pois os dados existentes na unidade especificada serão sobrescritos e destruídos.
Obtendo o Image Writer para Windows®
O Image Writer para Windows® é um aplicativo gratuito que pode gravar corretamente um arquivo de imagem em um cartão de memória. Faça o download a partir de https://sourceforge.net/projects/win32diskimager/
e extraia-o em uma pasta.
Escrevendo a imagem com o Image Writer
Clique duas vezes no ícone Win32DiskImager para iniciar o programa. Verifique se a letra da unidade mostrada em Device
é a unidade com o cartão de memória. Clique no ícone da pasta e selecione a imagem a ser gravada no cartão de memória. Clique em para aceitar o nome do arquivo de imagem. Verifique se tudo está correto e se nenhuma pasta do cartão de memória está aberta em outras janelas. Quando tudo estiver pronto, clique em para gravar o arquivo de imagem no cartão de memória.
Agora você está pronto para começar a instalar o FreeBSD.
All FreeBSD documents are available for download at https://download.freebsd.org/ftp/doc/
Questions that are not answered by the
documentation may be
sent to <freebsd-questions@FreeBSD.org>.
Send questions about this document to <freebsd-doc@FreeBSD.org>.