12.4. Sugestões de dispositivos

Contribuído por Tom Rhodes.

Durante o começo da inicialização do sistema, o boot loader(8) lê o device.hints(5). Este arquivo armazena informações de inicialização do kernel conhecidas como variáveis, algumas vezes referenciadas como sugestão de devices. Estas sugestões de devices são usados pelos drivers de dispositivo para configuração do dispositivo.

As sugestões de dispositivos também são especificadas no estágio 3 do prompt do boot loader, conforme demonstrado em Seção 12.2.3, “Estágio três”. As variáveis podem ser adicionadas usando set, removidas com unset e visualizadas show. Variáveis configuradas no arquivo /boot/device.hints também podem ser sobrescritas. As sugestões de dispositivos inseridas no boot loader não são permanentes e não serão aplicadas na próxima reinicialização.

Uma vez que o sistema é inicializado, kenv(1) pode ser usado para despejar todas as variáveis.

A sintaxe para o arquivo /boot/device.hints é uma variável por linha, usando o hash # como marcadores de comentário. As linhas são construídas da seguinte forma:

hint.driver.unit.keyword="value"

A sintaxe para o estágio 3 do boot loader é:

set hint.driver.unit.keyword=value

onde driver é o nome do driver de dispositivo, unit é o número da unidade de driver do dispositivo, e keyword é a palavra-chave sugerida. A palavra-chave pode consistir das seguintes opções:

Como os drivers de dispositivo podem aceitar ou exigir mais sugestões não listadas aqui, é recomendável exibir uma página de manual do driver. Para obter mais informações, consulte device.hints(5), kenv(1), loader.conf(5), e loader(8).

All FreeBSD documents are available for download at https://download.freebsd.org/ftp/doc/

Questions that are not answered by the documentation may be sent to <freebsd-questions@FreeBSD.org>.
Send questions about this document to <freebsd-doc@FreeBSD.org>.