18.6. GEOM Network Gate

O GEOM fornece um mecanismo simples para fornecer acesso remoto a dispositivos como discos, CDs e sistemas de arquivos através do uso do daemon GEOM Network Gate, ggated. O sistema com o dispositivo executa o daemon do servidor que manipula solicitações feitas por clientes usando o ggatec. Os dispositivos não devem conter dados confidenciais, pois a conexão entre o cliente e o servidor não é criptografada.

Semelhante ao NFS, que é discutido em Seção 29.3, “Network File System (NFS)”, o ggated é configurado usando um arquivo de exportação. Este arquivo especifica quais sistemas têm permissão para acessar os recursos exportados e em qual nível de acesso eles são oferecidos. Por exemplo, para fornecer ao cliente 192.168.1.5 acesso de leitura e gravação à quarta slice do primeiro disco SCSI, crie o arquivo /etc/gg.exports com esta linha:

192.168.1.5 RW /dev/da0s4d

Antes de exportar o dispositivo, verifique se ele não está montado no momento. Em seguida, inicie o ggated:

# ggated

Várias opções estão disponíveis para especificar uma porta de escuta alternativa ou para alterar o local padrão do arquivo de exportação. Consulte ggated(8) para maiores detalhes.

Para acessar o dispositivo exportado na máquina cliente, primeiro use o comando ggatec para especificar o endereço IP do servidor e o nome do dispositivo exportado. Se bem sucedido, este comando irá exibir um nome de dispositivo ggate para montar. Monte esse nome de dispositivo especificado em um ponto de montagem livre. Este exemplo conecta-se à partição /dev/da0s4d no 192.168.1.1, em seguida, monta o /dev/ggate0 em /mnt:

# ggatec create -o rw 192.168.1.1 /dev/da0s4d
ggate0
# mount /dev/ggate0 /mnt

O dispositivo no servidor pode agora ser acessado por meio do /mnt no cliente. Para maiores detalhes sobre o ggatec e alguns exemplos de uso, consulte ggatec(8).

Nota:

A montagem falhará se o dispositivo estiver atualmente montado no servidor ou em qualquer outro cliente na rede. Se for necessário acesso simultâneo aos recursos de rede, use o NFS.

Quando o dispositivo não for mais necessário, desmonte-o com o umount para que o recurso fique disponível para outros clientes.

All FreeBSD documents are available for download at https://download.freebsd.org/ftp/doc/

Questions that are not answered by the documentation may be sent to <freebsd-questions@FreeBSD.org>.
Send questions about this document to <freebsd-doc@FreeBSD.org>.