As etapas típicas para instalar um software de terceiros em um sistema UNIX® incluem:
Encontre e baixe o software, que pode ser distribuído no formato de código-fonte ou como um binário.
Desempacote o software a partir do seu formato de distribuição. Tipicamente é um arquivo tarball compactado com um programa como compress(1),gzip(1), bzip2(1) ou xz(1).
Localize a documentação em INSTALL
, README
ou algum arquivo em um subdiretório doc/
e leia sobre como instalar o software.
Se o software foi distribuído como código-fonte, compile-o. Isso pode envolver a edição de um Makefile
ou a execução de um script configure
.
Teste e instale o software.
Um port do FreeBSD é uma coleção de arquivos projetados para automatizar o processo de compilação de um aplicativo a partir do código-fonte. Os arquivos que compõem um port contêm todas as informações necessárias para baixar, extrair, corrigir, compilar e instalar automaticamente o aplicativo.
Se o software ainda não foi adaptado e testado no FreeBSD, o código-fonte pode precisar ser editado para que seja instalado e executado corretamente.
No entanto, mais de 24.000 aplicativos de terceiros já foram portados para o FreeBSD. Quando possível, esses aplicativos são disponibilizados para download como pacotes pré-compilados.
Pacotes podem ser manipulados com os comandos de gerenciamento de pacotes do FreeBSD.
Ambos, pacotes e ports, entendem dependências. Se um pacote ou port for usado para instalar um aplicativo, e uma biblioteca dependente ainda não estiver instalada, a biblioteca será instalada automaticamente primeiro.
Um pacote do FreeBSD contém cópias pré-compiladas de todos os comandos para uma aplicação, assim como quaisquer arquivos de configuração e documentação. Um pacote pode ser manipulado com os comandos pkg(8), como pkg install
.
Mesmo as duas tecnologias sendo semelhantes, os pacotes e os ports têm seus próprios pontos fortes. Selecione a tecnologia que melhor atenda aos seus requisitos para instalar um aplicativo específico.
Um tarball compactado de um pacote geralmente é menor que o tarball compactado que contém o código-fonte do aplicativo.
Pacotes não requerem tempo de compilação. Para aplicativos grandes, como o Mozilla, KDE ou GNOME, isso pode ser importante em um sistema lento.
Pacotes não requerem nenhum entendimento do processo envolvido na compilação de software no FreeBSD.
Os pacotes são normalmente compilados com opções conservadoras porque eles precisam ser executados no número máximo de sistemas. Ao compilar a partir do port, podem-se alterar as opções de compilação.
Alguns aplicativos têm opções em tempo de compilação relacionadas a quais recursos estão instalados. Por exemplo, o Apache pode ser configurado com uma ampla variedade de diferentes opções internas.
Em alguns casos, vários pacotes existirão para o mesmo aplicativo para especificar determinadas configurações. Por exemplo, o Ghostscript está disponível como um pacote ghostscript
e um pacote ghostscript-nox11
, dependendo se o Xorg está instalado ou não. Criar vários pacotes rapidamente se torna impossível se um aplicativo tiver mais de uma ou duas opções diferentes de tempo de compilação.
As condições de licenciamento de alguns softwares proíbem sua distribuição em binário. Tais softwares devem ser distribuídos como código-fonte o qual deve ser compilado pelo usuário final.
Algumas pessoas não confiam em distribuições binárias ou preferem ler o código-fonte para procurar possíveis problemas.
O código-fonte é necessário para aplicar patches personalizados.
Para acompanhar a atualização dos ports, inscreva-se na lista de discussão dos ports do FreeBSD e no link Lista de discussão de bugs no FreeBSD.
Antes de instalar qualquer aplicativo, verifique https://vuxml.freebsd.org/ para questões de segurança relacionadas ao aplicativo ou digite pkg audit -F
para verificar todas as instâncias instaladas aplicativos para vulnerabilidades conhecidas.
O restante deste capítulo explica como usar pacotes e ports para instalar e gerenciar software de terceiros no FreeBSD.
All FreeBSD documents are available for download at https://download.freebsd.org/ftp/doc/
Questions that are not answered by the
documentation may be
sent to <freebsd-questions@FreeBSD.org>.
Send questions about this document to <freebsd-doc@FreeBSD.org>.