23.4. Acompanhando um ramo de desenvolvimento

O FreeBSD possui duas ramificações de desenvolvimento: FreeBSD-CURRENT e FreeBSD-STABLE.

Esta seção fornece uma explicação sobre cada ramo e seu público-alvo, bem como manter um sistema atualizado com cada ramo respectivo.

23.4.1. Usando o FreeBSD-CURRENT

O FreeBSD-CURRENT é o desenvolvimento bleeding edge do FreeBSD e espera-se que os usuários do FreeBSD-CURRENT tenham um alto grau de habilidade técnica. Usuários menos técnicos que desejam acompanhar um ramo de desenvolvimento devem acompanhar o FreeBSD-STABLE.

O FreeBSD-CURRENT é o código-fonte mais recente do FreeBSD e inclui trabalhos em andamento, mudanças experimentais e mecanismos de transição que podem ou não estar presentes na próxima versão oficial. Enquanto muitos desenvolvedores do FreeBSD compilam o código-fonte do FreeBSD-CURRENT diariamente, há curtos períodos de tempo em que o código fonte pode não ser compilável. Esses problemas são resolvidos o mais rápidamente possível, mas se o FreeBSD-CURRENT traz ou não uma nova funcionalidade pode ser uma questão de quando o código-fonte foi sincronizado.

O FreeBSD-CURRENT é disponibilizado para três grupos de interesse principais:

  1. Membros da comunidade do FreeBSD que estão trabalhando ativamente em alguma parte da árvore de códigos fontes.

  2. Membros da comunidade FreeBSD que são testadores ativos. Eles estão dispostos a gastar tempo resolvendo problemas, fazendo sugestões sobre mudanças e sobre a direção geral do FreeBSD, e enviando correções.

  3. Usuários que desejam ficar de olho nas coisas, usam o código fonte atual para fins de referência ou fazem comentários ocasionais ou contribuições de código.

O FreeBSD-CURRENT não deve ser considerado um fast-track para obter novos recursos antes do próximo release, já que os recursos de pré-release ainda não foram totalmente testados e provavelmente contêm bugs. Não é uma maneira rápida de obter correções de bugs, pois qualquer commit é tão provável de introduzir novos bugs quanto consertar os existentes. O FreeBSD-CURRENT não é de nenhuma maneira oficialmente suportado.

Para acompanhar o FreeBSD-CURRENT:

  1. Junte-se as listas freebsd-current e svn-src-head. Isto é essencial para ver os comentários que as pessoas estão fazendo sobre o estado atual do sistema e para receber importantes boletins sobre o estado atual do FreeBSD-CURRENT.

    A lista svn-src-head registra a entrada de log de commit para cada alteração assim que ela é feita, juntamente com qualquer informação pertinente sobre possíveis efeitos colaterais.

    Para juntar-se a estas listas, vá para http://lists.FreeBSD.org/mailman/listinfo, clique na lista para se inscrever e siga as instruções. A fim de rastrear mudanças em toda a árvore de código-fonte, não apenas as mudanças no FreeBSD-CURRENT, inscreva-se na lista svn-src-all.

  2. Sincronize com o código-fonte do FreeBSD-CURRENT. Normalmente, o svnlite é usado para obter o código -CURRENT da ramificação head de um dos sites espelhos do Subversion listados em Seção A.3.6, “Sites Espelho do Subversion.

  3. Devido ao tamanho do repositório, alguns usuários escolhem sincronizar apenas as seções do código-fonte que lhes interessam ou para as quais estão contribuindo com correções. No entanto, os usuários que planejam compilar o sistema operacional a partir do código-fonte devem baixar tudo do FreeBSD-CURRENT, não apenas as partes selecionadas.

    Antes de compilar o FreeBSD-CURRENT , leia o /usr/src/Makefile com muito cuidado e siga as instruções em Seção 23.5, “Atualizando o FreeBSD a partir do código fonte”. Leia a lista de discussão do FreeBSD-CURRENT e o /usr/src/UPDATING para manter-se atualizado sobre outros procedimentos de bootstrapping que algumas vezes se tornam necessários no caminho para a próxima versão.

  4. Ser ativo! Usuários do FreeBSD-CURRENT são encorajados a enviar suas sugestões para melhorias ou correções de bugs. Sugestões acompanhadas de código são sempre bem vindas.

23.4.2. Usando o FreeBSD-STABLE

O FreeBSD-STABLE é o ramo de desenvolvimento a partir do qual as releases principais são feitas. Mudanças entram neste ramo em um ritmo mais lento e com a suposição geral de que elas foram testadas primeiro no FreeBSD-CURRENT. Ele ainda é um ramo de desenvolvimento e, a qualquer momento, as fontes para o FreeBSD-STABLE podem ou não ser adequadas para uso geral. É simplesmente outra trilha de desenvolvimento de engenharia, não um recurso para usuários finais. Usuários que não possuem recursos para realizar testes devem, ao invés disso, executar a release mais recente do FreeBSD.

Os interessados em acompanhar ou contribuir para o processo de desenvolvimento do FreeBSD, especialmente no que se refere à próxima versão do FreeBSD, devem considerar seguir o FreeBSD-STABLE.

Embora seja esperado que o ramo FreeBSD-STABLE compile e execute o tempo todo, isso não pode ser garantido. Uma vez que mais pessoas executam o FreeBSD-STABLE do que o FreeBSD-CURRENT, é inevitável que bugs e problemas mais raros às vezes sejam encontrados no FreeBSD-STABLE os quais não foram detectados no FreeBSD-CURRENT. Por esta razão, não se deve seguir cegamente o FreeBSD-STABLE. É particularmente importante não atualizar quaisquer servidores de produção para o FreeBSD-STABLE sem testar completamente o código em um ambiente de desenvolvimento ou de teste.

Para acompanhar o FreeBSD-STABLE:

  1. Junte-se à lista freebsd-stable para se manter informado sobre as dependências de compilação que podem aparecer no FreeBSD-STABLE ou qualquer outro problema que requeira atenção especial. Os desenvolvedores também farão anúncios nesta lista de e-mails quando estiverem contemplando alguma correção ou atualização controversa, dando aos usuários uma chance de responder se tiverem alguma questão a ser levantada sobre a alteração proposta.

    Junte-se à lista svn relevante para o ramo que está sendo acompanhado. Por exemplo, os usuários que acompanham o ramo 9-STABLE devem se juntar a lista svn-src-stable-9. Esta lista registra a entrada do log de commit para cada alteração à medida que ela é feita, junto com qualquer informação pertinente sobre os possíveis efeitos colaterais.

    Para se juntar a estas listas, vá para http://lists.FreeBSD.org/mailman/listinfo, clique na lista para se inscrever e siga as instruções. Se desejar acompanhar as mudanças para toda a árvore de código-fonte, inscreva-se na svn-src-all .

  2. Para instalar um novo sistema FreeBSD-STABLE, instale a versão mais recente do FreeBSD-STABLE a partir de um dos sites espelho do FreeBSD ou use um snapshot mensal criado a partir do FreeBSD-STABLE. Consulte www.freebsd.org/snapshots para maiores informações sobre snapshots.

    Para compilar ou atualizar um sistema FreeBSD existente para o FreeBSD-STABLE, use o svn para obter o código-fonte da ramificação desejada. Os nomes das ramificações, como stable/9, estão listados em www.freebsd.org/releng.

  3. Antes de compilar ou atualizar para o FreeBSD-STABLE , leia o /usr/src/Makefile cuidadosamente e siga as instruções em Seção 23.5, “Atualizando o FreeBSD a partir do código fonte”. Leia a lista de discussão FreeBSD-STABLE e o /usr/src/UPDATING para manter-se atualizado sobre outros procedimentos de bootstrapping que às vezes se tornam necessários no caminho para o próximo release.

All FreeBSD documents are available for download at https://download.freebsd.org/ftp/doc/

Questions that are not answered by the documentation may be sent to <freebsd-questions@FreeBSD.org>.
Send questions about this document to <freebsd-doc@FreeBSD.org>.