O RAID3 é um método usado para combinar várias unidades de disco em um único volume com um disco de paridade dedicado. Em um sistema RAID3, os dados são divididos em vários bytes que são escritos em todas as unidades da matriz, exceto por um disco que atua como um disco de paridade dedicado. Isso significa que as leituras de disco de uma implementação de RAID3 acessam todos os discos na matriz. O desempenho pode ser aprimorado usando vários controladores de disco. O array RAID3 fornece uma tolerância a falhas de 1 unidade, enquanto fornece uma capacidade de 1 - 1/n vezes a capacidade total de todas as unidades no array, onde n é o número de unidades de disco rígido no array. Essa configuração é adequada principalmente para armazenar dados de tamanhos maiores, como arquivos multimídia.
Pelo menos 3 discos rígidos físicos são necessários para criar um array RAID3. Cada disco deve ter o mesmo tamanho, pois as solicitações de I/O são intercaladas para ler ou gravar em vários discos em paralelo. Além disso, devido à natureza do RAID3, o número de unidades deve ser igual a 3, 5, 9, 17 e assim por diante, ou 2^n + 1.
Esta seção demonstra como criar um RAID3 via software em um sistema FreeBSD.
Embora seja teoricamente possível inicializar a partir de um array RAID3 no FreeBSD, essa configuração é incomum e não é recomendada.
No FreeBSD, o suporte para RAID3 é implementado pela classe GEOM graid3(8). Criar um array dedicado de RAID3 no FreeBSD requer os seguintes passos.
Primeiro, carregue o módulo do kernel geom_raid3.ko
emitindo um dos seguintes comandos:
#
graid3 load
ou:
#
kldload geom_raid3
Assegure-se de que exista um ponto de montagem adequado. Este comando cria um novo diretório para usar como ponto de montagem:
#
mkdir
/multimedia
Determine os nomes dos dispositivos para os discos que serão adicionados à matriz e crie o novo dispositivo RAID3. O dispositivo final listado atuará como o disco de paridade dedicado. Este exemplo usa três unidades ATA não-particionadas:
e ada1
para dados e ada2
para paridade.ada3
#
graid3 label -v gr0 /dev/ada1 /dev/ada2 /dev/ada3
Metadata value stored on /dev/ada1. Metadata value stored on /dev/ada2. Metadata value stored on /dev/ada3. Done.
Particione o dispositivo gr0
recém-criado e coloque um sistema de arquivos UFS:
#
gpart create -s GPT /dev/raid3/gr0
#
gpart add -t freebsd-ufs /dev/raid3/gr0
#
newfs -j /dev/raid3/gr0p1
Muitos números irão ser exibios na tela e, após algum tempo, o processo será concluído. O volume foi criado e está pronto para ser montado:
#
mount /dev/raid3/gr0p1 /multimedia/
A matriz RAID3 está agora pronta para uso.
Uma configuração adicional é necessária para manter essa configuração nas reinicializações do sistema.
O módulo geom_raid3.ko
deve ser carregado antes que o array possa ser montado. Para carregar automaticamente o módulo do kernel durante a inicialização do sistema, adicione a seguinte linha ao arquivo /boot/loader.conf
:
geom_raid3_load="YES"
As seguintes informações de volume devem ser adicionadas ao arquivo /etc/fstab
para montar automaticamente o sistema de arquivos do array durante o processo de inicialização do sistema:
/dev/raid3/gr0p1 /multimedia ufs rw 2 2
All FreeBSD documents are available for download at https://download.freebsd.org/ftp/doc/
Questions that are not answered by the
documentation may be
sent to <freebsd-questions@FreeBSD.org>.
Send questions about this document to <freebsd-doc@FreeBSD.org>.