21.6. FreeBSD como Host com VirtualBox

O VirtualBox é um pacote de virtualização completo e ativamente desenvolvido, disponível para a maioria dos sistemas operacionais, incluindo Windows®, Mac OS®, Linux® e FreeBSD. Ele é igualmente capaz de executar sistemas operacionais convidados como o Windows® ou UNIX®-like. Ele é distribuído como um software de código aberto, mas com componentes de código fechado disponíveis em um pacote de extensão separado. Esses componentes incluem suporte para dispositivos USB 2.0. Maiores informações podem ser encontradas na página wiki sobre Downloads do VirtualBox. Atualmente, essas extensões não estão disponíveis para o FreeBSD.

21.6.1. Instalando o VirtualBox

O VirtualBox está disponível como um pacote ou port do FreeBSD em emulators/virtualbox-ose. O port pode ser instalado usando estes comandos:

# cd /usr/ports/emulators/virtualbox-ose
# make install clean

Uma opção útil no menu de configuração do port é o conjunto de programas GuestAdditions. Eles fornecem vários recursos úteis em sistemas operacionais convidados, como integração de ponteiro de mouse (permitindo que o mouse seja compartilhado entre host e o sistema convidado sem a necessidade de pressionar um atalho de teclado especial para alternar) e renderização de vídeo mais rápida, especialmente em sistemas convidados Windows®. Os complementos para os sistemas convidados estão disponíveis no menu Dispositivos, após a conclusão da instalação do sistema convidado.

Algumas alterações de configuração são necessárias antes do VirtualBox ser iniciado pela primeira vez. O port instala um módulo de kernel em /boot/modules o qual deve ser carregado no kernel em execução:

# kldload vboxdrv

Para garantir que o módulo seja sempre carregado após uma reinicialização, adicione esta linha ao /boot/loader.conf:

vboxdrv_load="YES"

Para usar os módulos do kernel que permitem conexões de rede bridged ou host-only, adicione esta linha ao /etc/rc.conf e reinicie o computador:

vboxnet_enable="YES"

O grupo vboxusers é criado durante a instalação do VirtualBox. Todos os usuários que precisam acessar o VirtualBox deverão ser adicionados como membros desse grupo. O comando pw pode ser usado para adicionar novos membros:

# pw groupmod vboxusers -m yourusername

As permissões padrão para o /dev/vboxnetctl são restritivas e precisam ser alteradas para redes em modo Bridged:

# chown root:vboxusers /dev/vboxnetctl
# chmod 0660 /dev/vboxnetctl

Para tornar esta permissão permanente, adicione estas linhas ao /etc/devfs.conf:

own     vboxnetctl root:vboxusers
perm    vboxnetctl 0660

Para iniciar o VirtualBox, digite a partir de uma sessão Xorg:

% VirtualBox

Para mais informações sobre como configurar e usar o VirtualBox, consulte o site oficial. Para obter informações específicas sobre o FreeBSD e instruções para a solução de problemas, consulte a página relevante no wiki do FreeBSD.

21.6.2. Suporte USB no VirtualBox

O VirtualBox pode ser configurado para passar dispositivos USB para o sistema operacional convidado. O controlador host da versão do OSE está limitado a emular dispositivos USB 1.1 até que o pacote de extensão que suporta dispositivos USB 2.0 e 3.0 esteja disponível no FreeBSD.

Para que o VirtualBox esteja ciente dos dispositivos USB conectados à máquina, o usuário precisa ser um membro do grupo operator.

# pw groupmod operator -m yourusername

Em seguida, adicione as seguintes linhas ao /etc/rc.conf:

[system=10]
add path 'usb/*' mode 0660 group operator

Em seguida, adicione as seguintes linhas ao /etc/rc.conf:

devfs_system_ruleset="system"

Então reinicie o devfs:

# service devfs restart

Reinicie a sessão de login e o VirtualBox para que essas alterações entrem em vigor e crie os filtros USB conforme necessário.

21.6.3. Acesso ao drive de DVD/CD no Host VirtualBox

O acesso às unidades de DVD/CD do Host a partir dos convidados é obtido através do compartilhamento das unidades físicas. Dentro do VirtualBox™, isso é configurado a partir da janela Armazenamento nas Configurações da máquina virtual. Se necessário, crie primeiro um dispositivo vazio IDE CD/DVD. Em seguida, escolha a unidade do host no menu pop-up para a seleção de unidade virtual de CD/DVD. Uma caixa de seleção rotulada como Passthrough será exibida. Isso permitirá que a máquina virtual use o hardware diretamente. Por exemplo, CDs de áudio ou o gravador só funcionará se esta opção estiver selecionada.

O HAL precisa ser executado para que as funções de DVD/CD do VirtualBox funcionem, então habilite-o no /etc/rc.conf e inicie-o se ele ainda não estiver em execução:

hald_enable="YES"
# service hald start

Para que os usuários possam usar as funções de DVD/CD do VirtualBox, eles precisam acessar /dev/xpt0, /dev/cdN, e /dev/passN. Isso geralmente é obtido tornando o usuário um membro do grupo operator. As permissões para esses dispositivos devem ser corrigidas adicionando estas linhas ao /etc/devfs.conf :

perm cd* 0660
perm xpt0 0660
perm pass* 0660
# service devfs restart

All FreeBSD documents are available for download at https://download.freebsd.org/ftp/doc/

Questions that are not answered by the documentation may be sent to <freebsd-questions@FreeBSD.org>.
Send questions about this document to <freebsd-doc@FreeBSD.org>.