As telas do GFP possuem um mesmo layout, ou seja, os campos e botões
estão organizados de uma forma padronizada para permitir fácil localização
das informações em qualquer tela. Sendo assim ao explicarmos uma das telas
estaremos identificando todas as outras de um modo geral.
Existem telas que possuem algumas pequenas particularidades, que são explicadas
na documentação mais específica de cada tela.
Este é um exemplo de uma tela do GFP:
Esta é a tela de cadastro e manutenção de bancos, mas agora vamos identificar nela as características que estarão presentes em todas as demais telas do GFP.
As telas do GFP são divididas em 3 principais áreas, a (a) esquerda superior temos os campos de dados de uma determinada informação. A (b) direita temos os botões com as operações básicas de manutenção e na parte (c) inferior tempos a lista de dados que estão sendo manipulados no momento, representados em uma tabela.
a) Os campos de dados estão sempre localizados no ponto centro-esquerdo superior das telas do GFP
Nesses campos é possível alterar um dado que esteja sendo editado, ou inserir novos dados a serem salvos. Sempre existirá o campo descrição em todas as telas do GFP. Este campo descrição é de preenchimento livre e geralmente não é obrigatório, porém existem casos em que seu correto preenchimento é obrigatório e importante para o funcionamento do GFP.
b) Os botões fornecem as operações básicas para a manipulação dos dados, em tela. Os botões comentados abaixo existem em todas as telas do GFP.
![]() |
O botão "Novo" insere os dados que estiverem preenchidos como um novo registro |
O botão "Salvar" salva as alterações feitas no dado carregado nos campos de dados |
|
O botão "Excluir" exclui o dado selecionado e carregado nos campos de dados |
|
O botão "Limpar" limpa os dados carregados nos campos de dados (ele não exclui o dado carregado) | |
O botão "Pesquisar" realiza uma pesquisa e carrega nos campo de dados um registro que satisfaça os critérios de busca digitados nos próprios campos de dados | |
O botão "Atualizar" atualiza os dados contidos na tabela de dados removendo qualquer filtro anteriormente aplicado | |
O botão "Filtrar" aplica um filtro a tabela de dados desta janela exibindo apenas os dados que satisfizerem os critérios de filtragem informados nos campo de dados. |
c) A tabela de dados contem uma lista de todos os dados que podem ser editados. O conteúdo da tabela pode mudar caso seja aplicado algum filtro. Caso existam mais dados do que é possível apresentar na tela, esses dados serão divididos em páginas que podem ser navegadas através dos botões de paginação que informam qual a página atual e quantas páginas de dados estão carregadas na tabela (o numero de páginas pode variar conforme o espaço disponível na tela para exibir os dados). Existe ainda o botão "Imprimir" que permite imprimir o conteúdo da tabela na forma de um relatório, desta forma usando-se a opção de filtragem é possível obter-se para cada tela vários relatórios que atendam a critérios informados. A tela do GFP que faz melhor uso desta opção de relatórios é a tela de lançamentos, onde é possível obter-se relatórios com o panorama completo das receitas de despesas de acordo com uma série de parâmetros.
Dicas:
Para inserir um dado em qualquer tela do GFP, preencha os campos (pelo menos os obrigatórios) e clique em "Novo"
Para selecionar um dado para ser editado, basta clicar sobre ele na tabela de dados, que seus valores serão carregados para os campos de dados.
Para salvar as alterações em um dado que está sendo editado, basta clicar em "Salvar"
Para excluir um campo selecionado basta clicar em "Excluir"
Para limpar os campos de dados, deixando os GFP pronto para incluir o próximo registro clique em "Limpar".
Cosulte também: Exibição de mensagens
GFP ® - all rights reserved.
Sumário