Capítulo 1. Introdução

GNOME-DB pode ser visto como uma extensão do projeto libgda. Os objetivos de ambos são os mesmos: prover acesso universal a fontes de dados para aplicações clientes, bem como ferramentas e bibliotecas para desenvolvimento das mesmas. GNOME-DB traz suporte a arquitetura libgda ao projeto GNOME.

Os dois projetos já foram um único, mas libgda foi separado para que sua utilidade pudesse ser usada fora do ambiente GNOME. Todas dependências em relação as bibliotecas GNOME foram removidas neste processo de separação.

GNOME-DB não é apenas uma interface gráfica da libgda para o projeto GNOME. Ao fazer uso de diferentes tecnologias GNOME, como Bonobo, XML, GConf, dentre outras, GNOME-DB extende a libgda permitindo a criação de aplicações para o ambiente GNOME utilizando acesso a bancos de dados e outras fontes de dados. Através do uso de Bonobo, o sistema de componentes do GNOME, vários serviçoes e utilitários são oferecidos em forma de componentes, permitindo o seu uso em outras aplicações que utilizem Bonobo. Na verdade, é assim que é feita a comunicação com as outras aplicações do GNOME Office.

Bibliotecas estão disponíveis para a criação de aplicações que utilizem a funcionalidade do GNOME-DB, além de ferramentas e utilitários para ajudá-lo em suas tarefas relacionadas a bancos de dados. Também é incluido um ambiente de desenvolvimento para acelerar o desenvolvimento de aplicações baseadas em GNOME-DB..