Além das páginas da GUI, o PDE fornece uma página de origem na qual os usuários que preferem editar manualmente o arquivo plugin.xml podem trabalhar. Como a edição manual do arquivo pode dar margem a uma ampla variedade de erros, sintáticos e semânticos, o PDE valida o arquivo ao salvar ou alternar guias para sinalizar esses erros.
Se um erro de sintaxe for introduzido, o PDE bloqueará as páginas do formulário até que o erro seja corrigido. Caso tente mudar para qualquer página que não seja de origem, você verá o seguinte diálogo:
Se fechar o editor com erros e abri-lo novamente, o editor abrirá na página de Origem e outras páginas não estarão acessíveis até que a de origem seja corrigida.
Os erros semânticos, que o PDE está apto a detectar, são listados na guia Plug-ins da página de preferências Desenvolvimento de Plug-in->Compiladores:
Você pode definir o nível de cada um para 'Erro', 'Aviso' ou 'Ignorar'.
Observe que para que o PDE possa detectar algum desses problemas (por exemplo, atributos obrigatórios não definidos, atributos de extensão indefinidos, etc.), os pontos de extensão que você está utilizando deve ter um esquema válido associado a eles. Consulte Esquema do Ponto de Extensão para obter detalhes adicionais.