Por padrão, o PDE atualiza o caminho de construção de um projeto de plug-in toda vez que você altera a lista de dependências no editor de manifesto. Se você desativar esse recurso na página de preferências Desenvolvimento de Plug-in->Controle do Caminho de Construção Java, será responsável por atualizar o caminho de construção toda vez que fizer uma alteração na lista de dependências.
Não é necessário utilizar o editor de manifesto do PDE para tirar proveito do recurso de computação do caminho de construção do PDE. Você sempre pode utilizar o item de menu pop-up Atualizar Classpath... disponível em todos os arquivos plugin.xml/fragment.xml e projetos de plug-in Java para atualizar explicitamente o caminho de construção do plug-in. Isso faz com que um assistente abra:
A lista da caixa de opção conterá todos os plug-ins e fragmentos na área de trabalho. Selecione os plug-ins/fragmentos cujo caminho de construção você deseja atualizar e pressione 'Concluir'.
Observe que ao computar o caminho de construção, o PDE o recria a partir do princípio. Isso significa que você perderá as entradas adicionadas manualmente ao caminho de construção. O caminho de construção é atualizado a partir do princípio porque o PDE o constrói recursivamente. Aqui está o motivo:
Se uma classe Java for referida por um plug-in no tempo de execução, suas bibliotecas serão pesquisadas primeiro para a classe, em seguida as bibliotecas de seus plug-ins necessários e assim por diante. Para recriar um ambiente de pesquisa durante o tempo de design, o PDE atualiza o caminho de construção recursivamente. É possível que vários plug-ins diferentes dependam da mesma biblioteca. Se você excluir um desses plug-ins de sua lista de dependência, não será seguro remover as bibliotecas por todo o caminho até a cadeia, pois alguns dos plug-ins que ainda estiverem na lista poderão precisar delas. A única maneira de sempre manter um caminho de construção válido é criá-lo a partir do zero.
Para fornecer melhor compartilhamento de projetos em servidores de autoria, o PDE adiciona todas as bibliotecas externas ao caminho de construção relativo à localização da plataforma de tempo de execução representada por 1 ou mais variáveis classpath Java cujo sufixo é ECLIPSE_HOME. Dessa forma, você pode ter o código no servidor e ele funcionará independentemente da localização de sua instalação da plataforma. Essas variáveis são definidas e gerenciadas pelo PDE e você não deve modificar seus valores.
Desde o 2.1, o PDE fornece um modo alternativo de expressar e computar o classpath. Em vez de criar explicitamente as entradas para os plug-ins dependentes, ele apresenta um nível de vias indiretas utilizando o contêiner de classpath JDT. O contêiner substitui todas as entradas dependentes do plug-in e fornece um classpath estável e previsível. Ao utilizar o contêiner de classpath, o classpath conterá pasta(s) de origem, contêiner de plug-ins necessários e contêiner de JRE (utiliza mecanismo idêntico para fornecer um proxy para as entradas reais do JRE que estão computadas no instantâneo). Você pode compartilhar esse classpath no servidor sem se preocupar que causará problemas nas máquinas e/ou sistemas operacionais de outros desenvolvedores.
Para utilizar contêineres de classpath, é necessário apenas abrir Preferências>Desenvolvimento de Plug-in>Controle do Caminho de Construção Java e selecionar a caixa de opções 'Utilizar Contêineres de Classpath...'. Você precisará atualizar os classpaths do projeto para ver as alterações aplicadas. Depois de alternar para os contêineres de classpath, você pode utilizar plug-ins externos ou importar projetos de plug-in binário, ou uma mistura de ambos. Qualquer que seja a escolha, o contêiner de classpath se adaptará às alterações.