O CVS fornece um esquema de notificação que permite saber se alguém está modificando um arquivo importante para você. Esse recurso é conhecido como inspeções. Definindo uma inspeção em um arquivo, você poderá receber notificações do CVS via e-mail (ou de outra forma) se outra pessoa começar editar esse arquivo.
Há duas partes de inspeções do CVS: observar e editar. A primeira, observar, é como você especifica sobre quais arquivos deseja ser notificado. A segunda, editar, é como você informa ao servidor CVS (e conseqüentemente outros) que você está prestes a modificar um arquivo.
Editar por si só é útil, sem nem mesmo configurar qualquer inspeção, e muitos usuários trabalham dessa forma. A razão é que quando você editar um arquivo, será informado imediatamente se ele já está sendo editado por outra pessoa. Como a maioria das pessoas prefere saber abertamente que elas podem ter de mesclar suas alterações na consolidação, editar por si só é suficiente para a maioria. Outra vantagem de utilizar apenas editar é que não é exigido qualquer alteração administrativa no servidor, enquanto com observar isso é exigido. Por tudo o que foi exposto anteriormente sobre inspeções, essa é a notificação de e-mail de que um arquivo que você está observando está sendo modificado.
Por essas razões, editar é suportado nativamente pela Equipe VCS, enquanto observar não.
Conforme mencionado, não é possível definir inspeções na Equipe CVS. Se você estiver interessado em fazer isso, deverá consultar a documentação do CVS. Resumidamente, o que envolve isso é:
Inspeções e edição são opcionais no CVS. Para utilizar esse recurso, é necessário ativar essa opção na página de preferência Equipe > CVS > Observar/Editar. Selecione "Configurar projetos para utilizar Observar/Editar no registro de saída", aceite o diálogo de preferência e, em seguida, registre saída do projeto. Todos os arquivos no projeto terão saída registrada como somente leitura. Isso informa o cliente CVS quais arquivos estão sendo editados por você e quais não estão (arquivos graváveis estão sendo editados). Se você já registrou saída do projeto antes de ativar essa opção, poderá registrar saída dele novamente ou ativar a opção "Utilizar Observar/Editar para esse projeto" na página de propriedades do CVS do projeto. Qualquer uma dessas operações tornará os arquivo somente leitura no projeto.
Embora clientes CVS típicos exijam a execução de uma edição explícita, Equipe CVS emite automaticamente uma edição assim que você começa a modificar um arquivo. Esse suporte é construído de forma oculta no Eclipse, por isso digitar em um editor de texto, executar o Java refactoring, etc. fará com que uma edição do CVS seja emitida. Você pode também executar uma edição explícita por meio do menu de contexto Equipe > Editar em um recurso.
Quando uma edição for emitida, você será informado imediatamente se alguém já estiver editando esse arquivo. Além disso, alguém que estiver observando esse arquivo será notificado pelo servidor CVS através de e-mail etc. Como as inspeções só fornecem notificação por e-mail, editar sem configurar listas de inspeções ainda é um workflow útil (e comum).
Se preferir, você poderá desativar emissões automáticas de edições. Isso significa que será necessário executar manualmente uma ação Equipe > Editar para cada arquivo no qual você estiver trabalhando. Para utilizar esse modo de trabalho, ative a preferência Equipe > CVS > Observar/Editar "Editar o arquivo sem informar o servidor".
Finalmente você poderá ver a lista de editores de um arquivo sempre que desejar, selecionando Equipe > Mostrar Editores no menu de contexto desse arquivo.
Já que é possível informar o CVS que um arquivo está sendo editado, é preciso também que haja uma maneira de informá-lo de que esse arquivo não será mais editado. Isso é denominado não editar. Dessa forma, se alguém verificar a lista de editores a procura de um arquivo, saberá se alguém ainda está trabalhando nesse arquivo. Isso acontece de uma das seguintes formas: