Nesta seção, você utilizará a estrutura de teste JUnit para gravar e executar testes. Para obter uma introdução ao JUnit, você pode consultar o JUnit Cookbook.
Para que você possa gravar testes JUnit, é preciso adicionar a biblioteca junit.jar ao caminho de classe da construção. A instalação do Eclipse inclui o JUnit no plug-in org.junit:
Agora que o projeto JUnitTest tem acesso às classes do JUnit, você pode gravar seu primeiro teste. Implemente o teste em uma subclasse do TestCase. Você pode fazer isto, utilizando o assistente Classe padrão ou o assistente Etapas de Teste especializado:
Adicione um método de teste com defeito à classe TestFailure. Um modo rápido de inserir um método de teste é com o gabarito test. Para fazer isto, digite "test" seguido por Ctrl+Espaço para ativar a assistência ao código e selecione o gabarito "test". Altere o nome do método criado para testFailure e chame o método fail().
public void testFailure() {
fail();
}
Agora você está pronto para executar seu primeiro teste.
Para executar TestFailure, ative o menu drop down Executar na barra de ferramentas e selecione Executar como > JUnit Test. É possível inspecionar os resultados do teste na exibição JUnit. Esta exibição mostra o progresso e o status da execução do teste:
A exibição é mostrada na perspectiva atual sempre que uma execução de teste é iniciada. Uma disposição conveniente para a exibição JUnit é acoplá-la como uma exibição rápida. A exibição JUnit possui duas guias: uma mostra uma lista dos defeitos e a outra mostra o conjunto de testes completo como uma árvore. É possível navegar de um defeito até a origem correspondente dando um clique duplo na linha correspondente do rastreio do defeito.
Acople a exibição JUnit como uma exibição rápida, remova a instrução fail() no método testFailure() para que o teste seja aprovado e execute novamente o teste. Para executar o teste novamente, clique no botão Executar novamente na barra de ferramentas da exibição ou para executar novamente o programa que foi ativado mais recentemente, ative o drop down Executar. Dessa vez o teste deverá obter êxito. Como o teste obteve êxito, a exibição JUnit não aparece, mas o indicador de êxito é mostrado no ícone da exibição JUnit e a linha de status mostra o resultado do teste. Como um lembrete para que você execute seus testes novamente, o ícone da exibição é decorado com um "*" toda vez que o conteúdo do espaço de trabalho é alterado após a execução.
- Uma execução de teste com êxito
- Uma execução de teste com êxito, mas o conteúdo do espaço de trabalho foi alterado desde a última execução de teste.
Além de executar uma etapa do teste conforme descrito anteriormente, você também pode:
Quando desejar transmitir parâmetros ou personalizar as definições de uma execução de teste, abra o Diálogo Configuração da Ativação. SelecioneExecutar....no menu drop down Executar da barra de ferramentas:
Neste diálogo, você pode especificar o teste a ser executado, seus argumentos, seu classpath de tempo de execução e o ambiente de tempo de execução Java.
No caso de uma falha no teste, você pode seguir estas etapas para depurá-la:
Uma configuração de ativação do JUnit tem uma opção "manter ativo". Se sua máquina virtual Java suportar "substituição automática de código", você pode corrigir o código e executar o teste novamente sem reiniciar a execução completa do teste. Para ativar esta opção, selecione a caixa de opções Manter em execução o JUnit após uma execução de teste na depuração na configuração de ativação do JUnit.
O assistente TestSuite do JUnit ajuda na criação de um conjunto de testes. Você pode selecionar o conjunto de classes que devem pertencer ao conjunto.
É possível adicionar ou remover classes de teste do conjunto de testes de duas maneiras:
Nota: o assistente coloca 2 marcadores, //$JUnit-BEGIN$
e
//$JUnit-END$
, na classe do conjunto de Testes criado, que permite
que o assistente atualize as classes existentes do conjunto de testes. Não é recomendada a edição de códigos entre os marcadores.