Ciclo de vida de controle de versão: incluindo e ignorando recursos

Ao consolidar recursos, normalmente, haverá recursos que você não deseja armazenar no repositório. Por exemplo, os editores externos podem criar arquivos temporários no projeto, compilar arquivos .java files, criar arquivos .class ou algumas operações de construção resultam em arquivos binários. Quando colocados juntos, esses arquivos gerados podem ficar muito grandes. Além disso, eles podem ser gerados novamente toda vez que uma construção for executada, resultando em muitas alterações de saída. Normalmente, esses não são arquivos que alguém queira preservar no repositório ou compartilhar com outros membros de uma equipe.

O CVS da equipe possui duas tarefas relacionadas que permitem controlar quais arquivos são armazenados no repositório: incluindo um recurso para controle de versão e ignorando um recurso.

Adicionando um arquivo ao controle de versão

A equipe CVS não inclui automaticamente arquivos no controle de versão. Em vez disso, você opta por adicionar explicitamente arquivos ao controle de versão. Isso é feito, selecionando o menu Equipe > Adicionar ao Controle de Versão.

Quando executado em um arquivo, esse arquivo será incluído no controle de versão. O resultado é que o repositório do CVS cria imediatamente uma entrada para que ele possa iniciar a manutenção do estado do histórico para esse arquivo. Isso ocorre mesmo antes de você consolidar o arquivo no repositório.

Ao adicionar uma pasta ou um projeto, a ação se originará recursivamente em subpastas, adicionando esses arquivos localizados ao controle de versão, desde que os arquivos não sejam ignorados explicitamente.

Dica: Ao consolidar arquivos, se a seleção contiver direta ou recursivamente arquivos que não foram adicionados ao controle de versão, você será solicitado a adicioná-los ou não. Essa é uma função conveniente para ajudar a garantir que você não deixe de consolidar novos recursos que nunca foram, involuntariamente, incluídos.

Maneiras de Ignorar

Existem vários recursos que permitem que você especifique quais recursos devem ser excluídos do controle de versão:

  1. Existe uma preferência global que você pode utilizar para ignorar arquivos e diretórios que correspondem a um determinado padrão de nome de arquivo. Por exemplo, se você criar um ignorar global para /bin, qualquer recurso que corresponder a "bin" em qualquer diretório na área de trabalho será ignorado para controle de versão. Essa preferência pode ser encontrada em Janela > Preferência > Equipe > Recursos Ignorados.
  2. Qualquer recurso marcado como derivado será automaticamente ignorado para gerenciamento de versão pelo CVS de Equipe. Alguns construtores, tal como o construtor Java, seleciona toda sua saída de construção (por exemplo, arquivos .class) conforme derivado.
  3. O CVS suporta a criação de um arquivo .cvsignore especial cujo conteúdo descreve quais arquivos ou pastas ignorar para gerenciamento de versão. O arquivo .cvsignore apenas aplica o padrão a recursos no mesmo diretório que o próprio arquivo .cvsignore.

Dica: Quando um recurso está sob controle de versão, ele não pode ser facilmente ignorado de maneira subseqüente. Isso acontece por que a inclusão no controle de versão é uma operação explícita executada pelo usuário.

Conceitos relacionados
Programação de equipe com CVS

Tarefas Relacionadas
Criando um padrão ignorar global
Autorizando o arquivo .cvsignore do CVS
Consolidando
Atualizando

 
Copyright IBM Corporation e terceiros 2000, 2003