Editando os Arquivos de Construção do Ant

Como os arquivos de construção do Ant são arquivos de texto simples, você poderá utilizar qualquer editor de texto para editá-los. Mas há várias vantagens de utilizar o editor Eclipse Ant, incluindo definição de cores da sintaxe, assistente de conteúdo e uma exibição de outline. Para nos familiarizarmos com o editor Eclipse Ant, criaremos um arquivo de construção do Ant simples utilizando esse editor.

  1. Crie um arquivo de construção do Ant chamado HelloWorld.xml (consulte a página anterior se for necessário).
  2. Abra o editor Ant no arquivo selecionando Abrir com>Editor Ant no menu de contexto do arquivo. Observe que o editor padrão de um arquivo .xml é um editor de texto simples, mas isso pode ser alterado em Janela > Preferências > Workbench > Associações de Arquivo.
  3. Digite o seguinte conteúdo no editor.

    Conteúdo do arquivo HelloWorld

  4. Observe a coloração da sintaxe para obter os valores das propriedades.
  5. Comece a inserir um segundo destino digitando '<tar' e, em seguida, pressione Ctrl-Espaço para ativar o assistente de conteúdo. Será apresentada uma lista de conclusões válidas. Só há uma nesse caso, a marcação <target>. Selecione essa conclusão e note que o editor insere marcações de abertura e fechamento e deixa o cursor posicionado para que você digite as propriedades dessa marcação.
  6. Nomeie esse destino como 'World'.
  7. Digite uma tarefa de 'eco' para esse destino semelhante à do destino Hello, mas altere o texto para 'World'.
  8. Salve as alterações em HelloWorld.xml.
  9. Torne visualizável a exibição Outline e note que há entradas para cada propriedade e cada destino. Além disso, cada tarefa em um destino possui uma entrada.
    Exibição Outline de um arquivo de construção do Ant
  10. Clicando em uma entrada na exibição Outline fará com que o editor seja rolado para essa entrada. Além disso, quando a exibição Outline está em foco, digitar um caractere moverá a seleção na exibição Outline para a próxima entrada visível, começando com esse caractere.
  11. Posicione o cursor bem próximo ao final das marcações '<target>', digite '<tar' e, em seguida, pressione Ctrl-Espaço para ativar o assistente de conteúdo. Observe que a única conclusão válida é a marcação 'tar'. O motivo é que o editor Ant sabe que esses destinos aninhados não são permitidos. Anteriormente, quando utilizamos o assistente de conteúdo para criar uma marcação de destino, o editor sabia que uma tarefa tar não era permitida fora de um destino.
    Assistente de código no editor Ant
  12. Feche o editor e não salve as alterações.


Copyright IBM Corporation 2000, 2003. Todos os Direitos Reservados.