Depois que seu ambiente de trabalho estiver limpo e configurado, você pode começar a criar seu primeiro plug-in.
Você começa criando um projeto especial de plug-in. O PDE fornece um assistente para configurar o projeto. Você pode acessar esse assistente utilizando Arquivo>Novo>Projeto... e selecionando Projeto de Plug-in na lista de assistentes sob a categoria 'Desenvolvimento de Plug-in'.
Ao pressionar Avançar, a primeira entrada que precisa ser definida é o nome do projeto. Convencionou-se que os nomes de projetos de plug-in sejam os mesmos dos IDs do plug-in, mas podem ser diferentes. Como exemplo, escolheremos "com.example.xyz" como o nome do projeto.
A próxima página mostra a estrutura inicial do projeto de plug-in. Se o nome do projeto estiver em conformidade com as regras para nomes de plug-in, você poderá manter o padrão. Caso contrário, será pedido para alterá-lo (consulte IDs de Plug-in para obter uma descrição do formato). O nome da Biblioteca de tempo de execução do plug-in será utilizado para definir onde o código de seu novo plug-in será empacotado, depois que você estiver pronto para publicá-lo. A Pasta de origem será criada para armazenar sua origem Java dentro do novo projeto.
Se você estiver criando um plug-in que não tencione conter código Java, por exemplo, um plug-in de documentação, selecione a opção 'Criar um Projeto Simples' e pressione Concluir. O PDE criará um projeto simples contendo um arquivo plug-in.xml com conteúdo mínimo.
Na próxima página, será necessário escolher como deverá ser o conteúdo do seu novo plug-in. Se você escolher um plug-in em branco, apenas o projeto de plug-in será criado. Se utilizar os assistentes de modelo, o PDE também criará arquivos, como a classe de plug-in, propriedades de construção e manifest de plug-in. Alguns dos modelos fornecidos pelo PDE também geram conteúdo útil, como exibições, editores, páginas de propriedade, etc. Esse conteúdo é gerado por modelos que podem ser combinados em um assistente. Todos os gabaritos disponíveis são individualmente selecionáveis no "Assistente para Personalizar Plug-in".
Neste exemplo, utilizamos o assistente de modelo "Hello, World". Você pode ler sobre o assistente na área à direita da lista de assistentes.
Depois que o assistente é selecionado, as páginas seguintes ficam sob o controle do assistente. Cada assistente de modelo contribui com algumas páginas que personalizarão o conteúdo que está prestes a ser gerado. Entretanto, todos os modelos compartilham uma página em comum. Ele coleta informações sobre o plug-in, como seu nome, versão e fornecedor. Também fornece opções relacionadas à classe de plug-in que será gerada. Neste exemplo, nós aceitaremos todas as opções.
Depois desta página, os modelos incluem as suas próprias, para coletar informações específicas do modelo. Nosso modelo "Hello, World" possui apenas uma relacionada à ação que será contribuída, assim como a mensagem que será mostrada em uma caixa de mensagens.
Quando você pressiona Concluir, o assistente cria o novo projeto, todas as pastas e arquivos especificados e o caminho de construção Java inicial. O caminho de construção é importante para corrigir a compilação de classes Java que são geradas. O assistente também abrirá o editor de manifesto de plug-in para que você possa definir atributos adicionais de seu plug-in.
Após o assistente ser concluído, a estrutura inicial do projeto deverá estar da seguinte maneira: