Os assistentes e editores PDE que manipulam plug-ins e fragmentos são quase iguais. No entanto, você deve estar ciente de algumas diferenças importantes.
Iniciamos criando um novo projeto de fragmento.
Na primeira página do Assistente para Novo Fragmento, digite o nome do projeto "com.example.german." Pressione Avançar e aceite os valores padrão da segunda página. (Pressione Avançar novamente.) Na página "Geradores de Código de Fragmento", escolha o botão de opções para criar um fragmento de um gabarito e selecione o assistente para "Gerador de Fragmento Padrão". Depois de pressionar Avançar, você deverá ver a página "Conteúdo de Fragmento Simples".
Essa página parece um pouco diferente do assistente de plug-in visto que ela possui dois campos adicionais: id de plug-in de destino e versão. Como estamos escrevendo um fragmento para um plug-in específico, podemos utilizar o botão Procurar para selecionar "Plugin XYZ" no grupo "Plug-ins de área de trabalho" (poderíamos também apanhar quaisquer plug-ins externos).
Uma vez que o projeto é criado, ele abre o editor de manifest de fragmento.
Ele é quase idêntico ao editor de manifest de plug-in com as seguintes exceções:
Incluiremos um conjunto de ações semelhantes como no exemplo do plug-in, mas desta vez, em alemão.
System.out.println("Hallo, PDE welt!");
Salve e feche o editor de Java e o editor de manifest do fragmento.
Quando você executa o fragmento utilizando o botão "Executar" da barra de ferramentas, a instância da plataforma de tempo de execução deve ter a ação "Deutsche Aktionsmenge" definida como disponível. (Utilize Janela->Personalizar Perspectiva...->Outro para ir para a lista de conjuntos de ações). Quando você ativar o conjunto de ações, o menu "Menu Beispiel " deverá aparecer na barra de ferramentas. Ao selecionar seu item de menu, você deverá ver "Hallo, PDE welt!" no Console. A plataforma do tempo de execução não consultou o fragmento Alemão diretamente. Em vez disso, seu registro de plug-in resolveu as referências ao fragmento de maneira que o conjunto de ações do fragmento aparecesse para a plataforma como se tivesse vindo diretamente do Plug-in XYZ.