Executando o Cliente CVS de Linha de Comandos fora do Eclipse

Compatibilidade

Como o plug-in CVS do Eclipse armazena suas informações de metadados em um formato compatível com o cliente CVS de linha de comandos, você deverá poder utilizar um cliente de linha de comandos CVS nos arquivos do espaço de trabalho do Eclipse no disco. Metadados são armazenados nos subdiretórios CVS/ mas raramente são vistos no Eclipse. Eles são marcados como privados, o que faz com que fiquem ocultos da exibição. Se você abrir um explorador de arquivos (não-Eclipse), verá que esses diretórios e seu conteúdo aparecem no sistema de arquivos.

Não esqueça de atualizar!

Sempre que você utilizar ferramentas externas para modificar os arquivos do espaço de trabalho, será necessário executar uma Atualização no Eclipse para tornar o espaço de trabalho ciente das alterações. Se você obtiver um erro recurso sem sincronização no Eclipse, isso será um sinal de que há recursos no Eclipse que foram modificados fora dele. Uma solução seria executar uma atualização (disponível no menu pop-up de um recurso) em qualquer recurso ou projeto modificado fora do Eclipse. Há também um plug-in de atualização automática disponível no Web site Platform Core.

Avisos

1. Pastas excluídas

Você pode perceber um comportamento inesperado ao utilizar o cliente CVS de linha de comandos em conjunto com pastas excluídas. O suporte CVS do Eclipse controla pastas excluídas e seu conteúdo para que, na próxima sincronização, a exibição Sincronizar possa ser relatar as alterações de forma adequada. Essas informações são mantidas fora da estrutura de metapastas do CVS. O motivo é que no CVS você normalmente informa o repositório das exclusões antes de excluí-las localmente, o que é um workflow diferente do que nós gostamos de fornecer na exibição Sincronização. Por isso, é recomendável não utilizar o cliente CVS de linha de comandos enquanto há exclusões pendentes para consolidar. Em algumas circunstâncias, isso pode fazer com que a exibição Sincronizar mostre conteúdo incorreto, embora não cause nenhuma perda de dados.

2. Diretórios do CVS aparecem no workbench

Quando você utiliza o CVS de linha de comandos, as pastas do CVS podem aparecer às vezes na exibição Navegador. Há alguns casos em que as pastas do CVS não ficam ocultas da UI como o usuário esperaria. Por exemplo, as pastas do CVS serão mostradas se um usuário importar um projeto do CVS para o Eclipse antes do carregamento do plug-in do CVS. Para evitar isso, abra a exibição Repositórios do CVS (carregando desse modo o plug-in do CVS) antes de importar os projetos do CVS para o Eclipse.

3. O método de conexão 'extssh'

O método de conexão extssh é exclusivo do Eclipse CVS e não existe no cliente CVS de linha de comandos. Se você estiver utilizando o extssh para estabelecer conexão com um repositório SSH1 e preferir utilizar o cliente de linha de comandos para algumas operações do CVS, será preciso criar uma nova localização no Eclipse que utiliza um método de conexão compatível:

  1. Crie uma nova localização de repositório que utiliza um método de conexão compatível com o cliente de linha de comandos (por exemplo, pserver ou ext). O caminho, host e usuário do repositório deverão ser idênticos aos da localização extssh.
  2. Selecione o projeto que é compartilhado com a localização extssh e abra a página de propriedades do CVS. Esse é o projeto no qual você deseja executar os comandos externos do CVS.
  3. Selecione o botão Alterar Compartilhamento... e selecione a nova localização que utiliza ext ou pserver.
  4. Em seguida, será possível executar as operações de linha de comandos do CVS e depois retornar ao Eclipse. Não esqueça de atualizar!

Tarefas Relacionadas
Alterando as propriedades de uma localização do repositório do CVS
Criando uma localização do repositório CVS
Utilizando registro de saída de projetos com outra ferramenta do CVS

Copyright IBM Corporation e terceiros 2000, 2003