Enquanto você desenvolve seu plug-in na área de trabalho, o compilador Java incremental compilará seu código fonte Java e colocará os arquivos *.class no diretório bin do seu projeto PDE. Quando estiver pronto para testar seu plug-in, será possível lançar uma instância de workbench de tempo de execução, para testar seu novo plug-in.
O plug-in JDT fornece o suporte de lançamento que o PDE utiliza pela definição de seu próprio tipo de launcher chamado Workbench do Tempo de Execução. A maneira mais simples de ativá-lo é selecionando Executar->Executar Como->Workbench do Tempo de Execução na barra de menus principal. Isso criará imediatamente uma segunda instância (tempo de execução) de workbench que aparecerá depois de um tempo.
Para obter controle total sobre a maneira com que o workbench de tempo de execução será lançado, selecione Executar-Executar... na barra de menus principal. Isso ativará o diálogo de lançamento:
Você pode criar várias configurações e fornecer-lhes nomes exclusivos, cada um com parâmetros diferentes. Isso permite que o plug-in seja testado em condições diferentes, simplesmente alternando entre configurações diferentes. Para cada configuração, é possível definir argumentos principais, controlar plug-ins e fragmentos que serão executados, ativar o rastreamento e definir parâmetros comuns a todos os launchers.
O campo "Dados da área de trabalho" define a área de trabalho que será utilizada pelo workbench de tempo de execução. O PDE definirá o valor padrão, mas você pode alterá-lo. É possível selecionar a VM Java que será utilizada para lançar a instância, assim como os argumentos da VM e do programa. Em qualquer momento, você pode restaurar os valores padrão utilizando o botão fornecido.
O PDE utiliza os valores especificados na página de preferências Desenvolvimento de Plug-in->Ambiente de Destino para definir os argumentos padrão do programa para a configuração de ativação. Se você alterar manualmente esses valores na configuração, as alterações só afetarão essa configuração específica. As alterações feitas na página de preferências afetarão todas as configurações criadas depois disso.
Antes de executar, certifique-se de que seu ambiente esteja definido conforme descrito em Configurando o PDE. É possível ter áreas de trabalho diferentes para design e tempo de execução (conforme definido por padrão).
Selecione Executar->Executar Como->Workbench do Tempo de Execução no menu principal. Outra ocorrência da plataforma deve ser aberta. Nosso novo conjunto de ações não fica visível imediatamente, portanto, precisamos ativá-lo, selecionando Janela->Personalizar Perspectiva->Outra... e selecionando a caixa de opção de "Amostra do Conjunto de Ações" (o conjunto de ações que incluímos). "Menu Amostra" deve agora aparecer na barra de menus com o item "Ação de Amostra". A seleção dele deve exibir "Hello, PDE world" na exibição Console da perspectiva Depurar (na ocorrência da plataforma do host).