É possível contribuir com uma página de propriedade para um recurso utilizando o ponto de extensão org.eclipse.ui.propertyPages. A página de propriedades de um objeto é chamada utilizando o menu Propriedades em qualquer exibição que mostra objetos, tal como a exibição do navegador de recursos. Esse menu está disponível quando um único objeto é selecionado.
A ferramenta leia-me contribui com duas páginas de propriedade.
<extension point = "org.eclipse.ui.propertyPages"> <page id="org.eclipse.ui.examples.readmetool.FilePage" name="%PropertiesPage.filePage" objectClass="org.eclipse.core.resources.IFile" class="org.eclipse.ui.examples.readmetool.ReadmeFilePropertyPage" nameFilter="*.readme"> </page> <page id="org.eclipse.ui.examples.readmetool.FilePage2" name="%PropertiesPage.filePage2" objectClass="org.eclipse.core.resources.IFile" class="org.eclipse.ui.examples.readmetool.ReadmeFilePropertyPage2" nameFilter="*.readme"> </page> </extension>
Ao definir uma página de propriedades, você especifica o objectClass para o qual essa página é válida. Os objetos dessa classe incluirão sua página quando as propriedades forem mostradas. É possível fornecer opcionalmente um nameFilter que refine ainda mais a classe. No exemplo da ferramenta leia-me, ambas as páginas são contribuídas por objetos do tipo IFile com uma extensão de arquivo .readme.
As páginas de propriedades não estão limitadas aos recursos do workbench. Todos os objetos mostrados no workbench (mesmo os objetos específicos do domínio criados por outros plug-ins) podem ter páginas de propriedades. Qualquer plug-in pode registrar páginas de propriedades para qualquer tipo de objeto.
As páginas de propriedade parecem muito com as páginas de preferência, exceto por não haver hierarquia ou categorização das páginas de propriedade. No diálogo abaixo, aparecem as duas páginas de propriedades do leia-me na lista principal de páginas.