Os plug-ins de depuração da plataforma permitem estender a plataforma para que seu programa possa ser ativado apropriadamente, obtendo entrada do usuário, se necessário.
A classe ILaunchConfiguration é utilizada para descrever como um programa deve ser ativado. Uma configuração de ativação mantém um conjunto de atributos nomeados que podem ser utilizados para armazenar dados específicos de um determinado tipo de ativador. Os usuários interagem com um diálogo de configuração de ativação para configurar os parâmetros para os diferentes tipos de ativações. Essas configurações podem ser armazenadas em um arquivo para serem compartilhadas com outros usuários ou armazenadas localmente no espaço de trabalho.
Os plug-ins podem contribuir com tipos adicionais de ativadores e fornecer um ILaunchConfigurationDelegate que saiba como ativar um programa com o tipo esperado de configuração de ativação. Depois que o programa é ativado, um objeto ILaunch é utilizado para representar a sessão ativada. Esse objeto pode ser consultado quanto a informações, como por exemplo, processos em execução, informações da sessão de depuração e localização do código fonte. Uma ativação conhece a configuração que foi utilizada para criá-la.