Você pode permitir que seus usuários acessem o sistema de ajuda na Internet ou em uma intranet, instalando o infocenter e os plug-ins de documentação em um servidor. Os clientes visualizam a ajuda navegando para um URL, e o sistema de ajuda é mostrado em seu navegador da Web. O sistema de ajuda infocenter pode ser utilizado para aplicativos do cliente e para aplicativos da Web, um dos quais pode ter sua ajuda acessada remotamente. Todos os recursos do sistema de ajuda, exceto os infopops e a ajuda ativa, são suportados.
O sistema de ajuda do infocenter permite transmitir várias opções que podem ser utilizadas para personalizar vários aspectos do infocenter. As seguintes opções são suportadas:
-vmargs -Xmx256M
aumenta a memória disponível ao infocenter e permitirá servir uma maior coleção de manuais.Essas etapas são destinadas ao integrador do sistema de ajuda e não se destinam a endereçar todos os cenários possíveis. Supõe-se que toda sua documentação seja entregue como plug-ins do Eclipse e, geralmente, que você esteja familiarizado com o sistema de ajuda do eclipse.
A classe org.eclipse.help.standalone.Infocenter possui um método main que pode ser utilizado para ativar o infocenter a partir de uma linha de comandos. A sintaxe dos argumentos da linha de comandos é:
-command start | shutdown | [-eclipsehome eclipseInstallPath] [-host helpServerHost] [-port helpServerPort] [-servertimeout timeout] [-noexec] [platform options] [-vmargs JavaVMarguments]
Para iniciar o infocenter na porta 8081 emita um comando start executando
java -classpath d:\myApp\eclipse\plugins\org.eclipse.help_2.1.0\help.jar org.eclipse.help.standalone.Infocenter -command start -eclipsehome d:\myApp\eclipse -port 8081
Para encerrar o infocenter emita um comando shutdown executando
java -classpath d:\myApp\eclipse\plugins\org.eclipse.help_2.1.0\help.jar org.eclipse.help.standalone.Infocenter -command shutdown -eclipsehome d:\myApp\eclipse
Inicie o servidor Web. Aponte um navegador da Web para o caminho "help" do aplicativo da Web que está sendo executado em uma porta especificada durante o início do infocenter. Na máquina em que o infocenter está instalado, este deve ser http://localhost:8081/help/.
Ao incluir o infocenter como parte de outro aplicativo, pode ser mais conveniente iniciá-lo e pará-lo utilizando APIs Java em vez de utilizar comandos do sistema. Siga as etapas se esse for o caso:
String[] options = new String[] { "-eclipsehome", "d:\\myApp\\eclipse" , "-port", "8081" };
Infocenter infocenter = new Help(options);
helpSystem.start();
Para encerrar o infocenter:
helpSystem.shutdown();
O Eclipse contém um infocenter completo e não requer a execução de outro software de servidor. Entretanto, em um ambiente inseguro como a Internet, recomenda-se que o infocenter não seja acessado diretamente por clientes, mas seja disponibilizado por meio de um servidor HTTP ou um servidor de aplicativos. A maioria dos servidores é fornecida com módulos ou servlets para delegar certos pedidos a outros recursos da Web. Por exemplo, é possível configurar um módulo proxy do Apache HTTP Server para redirecionar os pedidos feitos de http://mycompany.com/myproduct/infocenter para http://internalserver:8081/help que executa um infocenter. A adição das linhas
LoadModule proxy_module modules/ApacheModuleProxy.dll ProxyPass /myproduct http://internalserver:8081/help ProxyPassReverse /myproduct http://internalserver:8081/helpno arquivo conf/httpd.conf do servidor Apache que está executando o site da Web mycompany executa essa tarefa.
O infocenter não requer o pacote da Plataforma Eclipse inteiro.
É possível executar o infocenter com os seguintes plug-ins (localizados
no diretório eclipse\plugins):
org.apache.lucene
org.apache.xerces
org.eclipse.core.boot
org.eclipse.core.resources
org.eclipse.core.runtime
org.eclipse.help
org.eclipse.help.appserver
org.eclipse.help.webapp
org.eclipse.tomcat
org.eclipse.update.core
Além desses plug-ins, dependendo do sistema operacional ou da arquitetura
da máquina, também pode ser necessário instalar os fragmentos correspondentes
para os plug-ins acima (quando eles existirem). Por exemplo, no Windows, é necessário
adicionar os seguintes fragmentos (também localizados no diretório eclipse\plugins):
org.eclipse.core.resources.win32
org.eclipse.update.core.win32