Executando Construtores de Projeto

O ponto principal dos construtores de projeto é que eles não são explicitamente executados pelo usuário; em vez disso, são executados a qualquer momento em que uma compilação qualificada assume o lugar do projeto que possui o arquivo de construção. Lembre-se de que os tipos de compilações que acionam construtores de projetos são definidas no diálogo Ferramentas Externas e podem ser qualquer combinação de compilações completas, incrementais ou automáticas. Vamos ver como isso funciona.

  1. Selecione o projeto HW no Navegador. Na barra de menus do workbench, escolha Projeto > Reconstruir Projeto
  2. O projeto é reconstruído e o arquivo de construção projectBuilder.xml é executado. Observe a saída desse arquivo de construção na exibição Console.
  3. Certifique-se de que a preferência Compilação Automática esteja ativada; em seguida, faça as alterações de sempre no HelloWorld.java e salve as alterações. O salvamento aciona uma compilação automática, mas a compilação automática não aciona o construtor de projeto.
  4. Suponha que você não queira ver a saída do arquivo de construção toda vez que ele for executado. Volte à página Construtores de Ferramentas Externas do diálogo de propriedades do projeto no HW. Selecione a entrada Makejar e clique em Editar.... Na guia Principal, desmarque a opção Capturar Saída, aplique a alteração e retorne ao workbench.

Isso conclui nosso exame nos arquivos de construção do Ant como construtores de projeto no Eclipse. Vale a pena repetir que embora esse exemplo tenha utilizado um projeto Java, construtores de projeto não estão ligados ao Java, podendo ser utilizados para qualquer tipo de projeto.


Copyright IBM Corporation 2000, 2003. Todos os Direitos Reservados.