Exibições Sequence Diagram

A exibição Sequence Diagram apresenta o fluxo de execução de um aplicativo de acordo com a notação definida por UML. É uma exibição útil quando utilizada com o Log Analyzer ou a Ferramenta de Definição de Perfil.

As exibições Sequence Diagram estão disponíveis apenas se a coleta de informações sobre o fluxo de execução foram ativadas, o que é feito quando você ativa ou conecta-se ao aplicativo a ter o perfil definido.  Selecione a opção de definição de perfis, My application is too slow e em seguida, a partir da opção Details, selecione Show Execution flow graphical details.  

Apresenta uma seqüência de eventos dependentes causais, em que os eventos são definidos como entradas de métodos e saem também como chamadas de transmissão e chamadas de retorno. Especificamente, apresenta interações entre instâncias de classes. Essas interações possuem a forma de chamadas de métodos e retornos de chamadas. A implementação da ferramenta Sequence Diagram estende essa definição para uma que generaliza autores de interações, bem como seus meios. Em outras palavras, as exibições fornecidas pela ferramenta podem apresentar não apenas as interações de classes e instâncias de classes, como também aquelas entre os encadeamentos, processos e hosts. Esse uso estendido da notação do fluxo de execução é motivado pela necessidade de fornecer uma hierarquia da representação de dados, necessária para rastreios distribuídos em larga escala.

A data de execução exibida na exibição Sequence Diagram é adquirida de uma instância de um Java Profiling Agent. O Java Profiling Agent fornece dados que permitem que a ferramenta gere o fluxo de execução de um aplicativo Java executado em uma JVM (Java Virtual Machine) específica à qual o agente está conectado.

Display

A seguir, um exemplo de uma exibição Sequence Diagram:

coluna de barras vermelhas intermitentes,   em seguida à direita, 6 colunas de barras brancas espalhadas com setas apontando para a direita e para a esquerda entre si; um botão no canto inferior esquerdo denominado Overview

Tempo

A hora é representada na barra junto com a borda esquerda do diagrama. No entanto, a escala indica o tempo passado entre os eventos por uma barra avermelhada e pelos valores numéricos correspondentes que aparecem quando o cursor é suspenso sobre a barra.   

Captura de tela de parte da exibição Sequence Diagram

No exemplo anterior, a barra em vermelho brilhante corresponde ao período entre o primeiro e o segundo eventos. Seu brilho indica um longo intervalo de tempo. O retângulo em vermelho pálido mais abaixo, menos brilhante, indica um intervalo de tempo mais curto. A figura 99.9 (segundos) é o intervalo exato entre o primeiro e o segundo eventos. É obtido quando o mouse é suspenso sobre a barra.

Objetos

Cada coluna à direita da linha de tempo exibe interações com um objeto selecionado:

fragmento mostrando 511 Class Loader acima de uma coluna de barras brancas espalhadas

O cabeçalho da coluna possui o nome do objeto, o que ele é, seu identificador e seu nome. As interações com o objeto são descritas por uma linha azul forte de entrada que termina em sua coluna e uma linha interrompida de saída: seta apontando para a direita e terminando em uma barra branca

Hierarquia da Aquisição de Dados

É possível visualizar a seqüência do fluxo de execução a partir de diferentes níveis de abstração, iniciando com as interações de classes, indo pelas interações entre os encadeamentos ou interações de processos, até as interações de hosts em uma rede. A importância dessa apresentação de dados em vários níveis torna-se óbvia para a monitoração de aplicativos e-business.

Dependendo da infra-estrutura do aplicativo, pode ser necessário exibir o fluxo de execução em diferentes níveis da hierarquia de monitoração. Para uma aplicação local, o nível de processo ou de host pode ser adequado, mas para uma aplicação distribuída, o nível de monitoração, que fornece uma exibição da execução por vários hosts, poderia ser mais apropriado. A exibição da execução de uma aplicação distribuída a partir do nível de monitoração pode revelar alguns pontos de interesse que podem direcionar os desenvolvedores de aplicativos para qualquer um dos gráficos de nível inferior para executar exibição ou análise mais detalhada. Por exemplo, no caso de um aplicativo consistindo em servlets e beans corporativos que são distribuídos por um cluster de hosts, a exibição preliminar das interações de hosts pode levar um desenvolvedor de software a exibir diagramas de seqüência de interações de objetos de processos específicos. Esses diagramas mostrarão apenas os dados selecionados, representando parte da execução em um bean corporativo ou contêiner de servlet, no nível de componentes de negócios correspondentes.

Para navegar na hierarquia de aquisição de dados, utilize a exibição Monitor de Geração de Perfis.  Cada um dos níveis de hierarquia dos recursos de geração de perfis fornece todos os tipos aplicáveis de diagramas de seqüência. Os seguintes tipos de diagramas estão disponíveis:

Controles

A exibição Sequence Diagram contém os seguintes grupos de controles:

Controles da Barra de Ferramentas

Search Um botão com um ícone estilizado
Permite pesquisar a exibição de classes ou objetos:

janela de pesquisa mostranto duas guias: class search e object search, acima de um campo de nome e um painel de resultados; botões  na parte superior indicados como Search e Cancel
 
Time zoom in Um botão com um ícone estilizado e menos zoom de tempo em Um botão com um ícone estilizado
Exibe mais detalhes em um período mais curto ou menos detalhes em um período mais longo.
Home Um botão com um ícone estilizado
Retorna a exibição para o tamanho e configuração originais.

Controles de Exibição

Para ver detalhes adicionais sobre qualquer objeto ou interação exibida, suspenda o cursor sobre ele.

Para ver uma visão geral gráfica da linha de tempo inteira, clique no botão Overview. Ao localizar uma seção interessante do diagrama, você pode mover a exibição principal para essa posição dando um clique duplo no ponto ou arrastando e soltando a imagem da exibição principal nos limites da visão geral.

Para ver os métodos em execução durante esse tempo, dê um clique duplo no retângulo vermelho. Eles são realçados em vermelho.

Controles Pop up

Consistem nos mesmos controles da barra de ferramentas, além de:

Refresh Views
Para atualizar todas as exibições de definição de perfis e de criação de logs.
Show Object Reference
Para mostrar a tabela de Referências do Objeto da classe selecionada.
Open Source
Para abrir uma exibição de edição contendo o código fonte selecionado, que deve estar no workbench.
 

Conceitos Relacionados
Visão Geral da Ferramenta de Definição de Perfis
Visão Geral do Log Analyzer
Correlação de Arquivos de Log
 

Tarefas Relacionadas
Definindo o Perfil de um Aplicativo
Correlacionando Arquivos de Log
Determinando o Tempo entre Eventos

Referência Relacionada
Exibição Log Interactions
Exibição Log Thread Interactions
Exibição Profiling Monitor
Exibição Log
Tempo