Recursos de Geração de Perfis

O termo recurso de definição de perfil, refere-se ao nível de granularidade utilizado para abrir as exibições de definição de perfil.  Os níveis de recurso estão localizados na exibição Profiling Monitor. A seleção de um recurso permite que você abra uma exibição agregada baseada neste recurso.  Por exemplo, uma exibição aberta a partir do nível do host permite que você consulte dados de perfil de processos e agentes que foram associados ao host selecionado.   Os recursos disponíveis estão listados abaixo.

Projetos e Pastas

Um Java project ícone project contém código fonte e arquivos relacionados para a construção de um programa Java. Um Java project também mantém um modelo de seu conteúdo. Esse modelo inclui informações sobre a hierarquia do tipo, referências e declarações de elementos Java. Uma folder ícone file folder (ou directory) é um contêiner que pode conter qualquer tipo de arquivo.

Por padrão, esses objetos ficam ocultos na exibição. É possível torná-los visíveis utilizando a janela Preferences (Window > Preferences > Profiling and Logging > Appearance) e selecionando a caixa de opções Folders.

Monitores

Um monitor ícone do monitor é um contêiner lógico para as informações de geração de perfis coletadas de um grupo de agentes. As exibições no nível do monitor mostram dados desses agentes. Os monitores são úteis para agregação de processos e agentes de uma aplicação distribuída.

São representados por objetos monitores. Por padrão, esses objetos ficam ocultos na exibição. É possível torná-los visíveis utilizando a janela Preferences (Window > Preferences > Profiling and Logging > Appearance) e selecionando a caixa de opções Monitors.

Hosts

Um host ícone host é uma máquina ou uma partição de execução da máquina, na qual um aplicativo sob teste reside. O host possui os processos que são perfilados.Ele executa processos. Pode ser especificado pelo seu nome ou endereço IP.

Monitores diferentes podem ter hosts com o mesmo nome.  Tais hosts são exclusivos para cada monitor pois os recursos na exibição Profiling Monitor são identificados por seu caminho completo.

Por padrão, esses objetos ficam ocultos na exibição. É possível torná-los visíveis utilizando a janela Preferences (Window > Preferences > Profiling and Logging > Appearance) e selecionando a caixa de opções Hosts.

Processos

Um process ícone process é um programa em execução, consistindo em código de programa e dados privativos. O código de programa pode ser compartilhado com outros processos que estejam executando o mesmo programa. Um processo geralmente possui outros recursos associados, como arquivos, memória compartilhada e rotina de tratamento de sinais.

Os processos são identificados pelo nome do processo e número do ID. O nome do processo tem duas formas, dependendo da forma de ativação do processo:

  1. Se tiver sido ativado a partir do workbench, o nome do processo será a classe Java. Por exemplo:
         HelloWorld [PID:3048]
  2. Se o processo já estiver em execução e você conectar-se a ele, o nome do processo será java se for um processo Java ou será o nome da imagem do processo. Por exemplo:
       java [PID:168])
       NewProcess.exe [PID:346]

Depois de iniciar a geração de perfis de um aplicativo Java, o processo e os agentes associados são exibidos na exibição Profiling Monitor.

Agents ícone do agente finalizado ícone do agente pausado ícone do agente desconectado ícone do agente de monitoração

No modelo de implementação Agent Controller, um agente é um arquivo binário reutilizável que fornece serviços para o processo host e mais importante, fornece um portal pelo qual os dados do aplicativo podem ser encaminhados para clientes conectados. Os agentes coletam dados sobre a execução de um programa aplicativo. As exibições da Perspectiva Profiling and Logging fornecem visualizações das informações que são coletadas por agentes. O Java Profiling Agent é um agente de definição de perfil.

A processo pode ter um ou mais agentes em execução simultaneamente. Mesmo se o processo não contiver um agente inicialmente, algumas condições de processamento podem resultar na criação de um agente em algum ponto durante o ciclo de vida do processo. Qualquer uma das camadas que compõem um aplicativo pode conter agentes.

Você pode iniciar a monitoração apenas daqueles agentes que estão Pausados ou Desconectados. Como cada agente pode ser conectado apenas por um cliente de cada vez, um agente que já esteja monitorando não pode ser utilizado novamente. Um agente finalizado não pode ser monitorado.

O estado de um agente é identificado pelos seguintes símbolos: 

 símbolo de Pausado Pausado
O agente foi iniciado (está em execução), mas não está monitorando (a coleta de dados está pausada).
 símbolo de Monitorado Monitorando
O agente está em execução e monitorado.  Sempre que o agente recebe dados do aplicativo que está sendo monitorado, a palavra, "...collecting" aparece próxima ao nome do agente.
 símbolo de Finalizado Finalizado
O agente não está mais ativo. No caso do agente de geração de perfis, que é mapeado para a duração do processo, o símbolo indica que o aplicativo foi executado até a conclusão e que o agente saiu ou concluiu seu trabalho.
 símbolo de Desconectado Desconectado
O processo está em execução, mas o cliente do workbench atual não está conectado ao agente. Qualquer outro workbench pode conectar-se a esse agente e iniciar a monitoração do aplicativo.  

Conceitos Relacionados
Visão Geral da Ferramenta de Definição de Perfis

Tarefas Relacionadas
Definindo o Perfil de um Aplicativo

Referências Relacionadas
Exibição Profiling Console