Embora o PDE seja parte da plataforma SDK, ele pode estar presente ou não em sua instalação particular. Se não estiver, é fácil incluí-lo utilizando o Gerenciador de Atualização da plataforma. Após o PDE ser instalado, ele se configurará com valores padrão razoáveis para estar pronto para utilização. Entretanto, é recomendado alguma configuração para criar um workbench limpo.
A variável mais importante que você pode definir no PDE é o caminho da instância de tempo de execução do workbench. Esse é o caminho da instalação do workbench que será utilizado para executar e depurar seus plug-ins.
A opção padrão do workbench de tempo de execução é o workbench do host, isto é, o workbench que você utiliza para seu desenvolvimento. Este valor é totalmente aceitável quando você deseja criar plug-ins que serão instalados para uma configuração de plataforma que seja semelhante à configuração do host.
Entretanto, é possível utilizar instâncias diferentes do workbench, para desenvolvimento e tempo de execução. Por exemplo, você pode ter uma configuração estável da plataforma que utilize como uma ferramenta de desenvolvimento, mas deseja implementar os plug-ins em uma versão diferente. A instância de tempo de execução pode ser baseada em uma nova tecnologia (e possivelmente menos estável) ou pode incorporar um conjunto de plug-ins diferente daquele da configuração do host.
Em ambos os casos, é importante utilizar espaços diferentes de trabalho para a plataforma do host e de tempo de execução. A localização do espaço de trabalho do host (em que todos os projetos permanecerão no disco rígido) é definida quando você ativa a plataforma de desenvolvimento do host. Para configurar a localização do espaço de trabalho de tempo de execução, escolha a página "Plataforma de Destino" no diálogo Janela>Preferências.
Ao definir a localização do aplicativo e pressionar o botão Recarregar, a lista de plug-ins e fragmentos na página será preenchida com os plug-ins externos descobertos. Por padrão, todos esses plug-ins ficarão visíveis para o PDE. Você pode torná-los visíveis ativando-os individualmente ou pressionando o botão Selecionar Tudo.
Observe que os plug-ins de espaço de trabalho e os plug-ins externos ativados serão utilizados pelo PDE para resolver classes Java e dependências de plug-ins. No caso em que um plug-in de espaço de trabalho tenha o mesmo ID que um plug-in externo, o plug-in de espaço de trabalho mascará sua contraparte externa.