Executando os Arquivos de Construção do Ant

Qualquer arquivo com uma extensão .xml pode ser executado como um arquivo de construção do Ant. Claro que nem todos os arquivos de fato são arquivos de construção do Ant mas nenhum dano será causado se você tentar por engano executar um arquivo .xml não-Ant como um arquivo de construção do Ant.

Nesta seção, abordaremos os mecanismos básicos para executar arquivos de construção do Ant no Eclipse, utilizando o arquivo HelloWorld.xml criado na última seção.

  1. Selecione HelloWorld.xml no Navegador e escolha Executar Ant... no menu de contexto.
  2. O diálogo Executar Ant é exibido.

    Diálogo Executar Ant

  3. Esse diálogo permite configurar muitos aspectos da forma como o arquivo de construção do Ant é executado, mas por enquanto vamos nos concentrar na guia Destinos, que permite selecionar os destinos do Ant a serem executados e a ordem deles. Selecione ambos os destinos e deixe a ordem como o padrão.
  4. Clique em Executar.
  5. O arquivo de construção do Ant será executado e a saída será enviada à exibição Console.

Mas o que acontece se algumas vezes você preferir executar o arquivo de construção para que o destino Hello seja executado primeiro e outras vezes preferir o destino World? Você teria de tornar visível o diálogo toda vez e alterar a ordem? Felizmente, como veremos na próxima seção, a resposta é não.


Copyright IBM Corporation 2000, 2003. Todos os Direitos Reservados.