O plug-in da UI de equipe tem como base a filosofia de que o subsistema da equipe deve fornecer ganchos simples e slots para que os provedores adicionem sua implementação de UI. Em vez de definir operações padrão de equipe, o plug-in de equipe deixa o workflow a cargo da implementação do provedor. A UI da equipe implementa alguns assistentes e páginas de diálogo padrão que os provedores podem melhorar, tal como o assistente para configuração do projeto, o diálogo de exportação de conjunto de projeto e as preferências para tipos de arquivos e arquivos ignorados. Mais importante, ela também define um slot de "Equipe" para ações e preferências que serve como um ponto único de integração para UI contribuída por provedores. Dessa maneira, o usuário aprende onde localizar todas as funções relacionadas à equipe.
Para construir uma UI de equipe, é necessário iniciar com um trabalho básico de design. Identifique as ações que seu repositório suporta e em quais exibições e editores essas ações devem ser acessíveis. A implementação para sua UI é feita com os pontos de extensão padrão do workbench. Além disso, é possível definir suas próprias preferências que se conectam à estrutura padrão. Talvez seja necessário até mesmo construir suas próprias exibições para apresentar informações e operações específicas do repositório. (O cliente CVS implementa suas próprias exibições para sincronizar-se com o repositório e navegar pelo repositório.)
Resumindo, a construção de uma UI da equipe envolve o conhecimento de algumas classes de UI específicas da equipe, mas a maior parte é realizada utilizando-se o design e as regras de desenvolvimento da UI do workbench.