Descrição do Modelo Common Base Event

O modelo Common Base Event é o novo padrão de eventos entre os diferentes tipos de aplicativos corporativos. Esse padrão propõe consistência dos elementos de dados que constituem esses eventos, nos próprios elementos e em seu formato.

Convenções Utilizadas no Modelo Common Base Event

Descrição do Common Base Event

As seguintes propriedades, que identificam os dados coletados para a situação de 3-tuplas constituem o Common Base Event:

localInstanceId

Tem o tipo string e é utilizada para identificar localmente as instâncias de um evento. Não há garantia implícita de que esse valor seja globalmente exclusivo. No entanto, depois de definido, permanecerá constante enquanto o evento durar. O conteúdo do valor de localInstanceId PODE ser um valor com várias partes, como data e hora, localização, deslocamento, ID da mensagem; ou PODE utilizar outras técnicas definidas pelo aplicativo para o fornecimento do conteúdo, assegurando exclusividade do ID. Por exemplo, é possível definir o identificador para a concatenação de uma cadeia, fornecendo o endereço IP do host local, uma cadeia com o caminho absoluto do arquivo access.log, uma cadeia com o nome completo do host local, uma cadeia com a data e hora e uma cadeia representando o sequenceNumber. A cadeia resultante aparecerá como:

9.27.11.27 mycomputer.toronto.ibm.com 20021009012534.002000-240_0

Essa propriedade não é uma chave. É uma propriedade OPCIONAL e não mutável, isto é, depois de definida, não pode ser alterada. PODE ser fornecida pelo componente que está emitindo o evento ou atribuída pelo consumidor do evento. O comprimento máximo da cadeia para localInstanceId NÃO DEVE exceder 128 caracteres.

globalInstanceId

Tem um tipo de dados complexo que representa o identificador principal do evento. A propriedade identifica global e exclusivamente o evento e PODE ser utilizada como a chave primária do evento. O valor DEVE ser um GUID (Globally Unique Identifier) que tenha pelo menos 128 bits, mas que não ultrapasse 256 bits. Cabe ao algoritmo de geração do GUID garantir a exclusividade desse valor.

É uma propriedade OPCIONAL e não mutável depois de especificada, isto é, depois de definida, não poderá ser alterada enquanto o evento durar. Pode ser fornecida pelo componente que está emitindo o evento ou pelo consumidor do evento.

É requerida para estabelecer associações entre os eventos. Se não for especificada na associação, conforme descrito por AssociatedEvent, não poderá ser fornecida.

creationTime

A data e hora de criação do evento DEVEM ser especificadas conforme definido pelo tipo de dados dateTime do esquema XML. O valor de creationTime DEVE fornecer granularidade da forma mais precisa que a plataforma de geração permitir.

É uma propriedade REQUERIDA, não mutável e DEVE ser fornecida pelo componente que está relatando o evento. Depois de definida, não poderá ser alterada enquanto o evento durar.

severity

Indica o nível de gravidade do status que o evento está descrevendo, com relação ao aplicativo que relata o evento. Os significados dos valores que a propriedade possa conter podem ser descritos por uma enumeração de valores ou qualificadores comuns, indicando o nível de gravidade do evento. Por exemplo, informações, avisos ou alguns inteiros mapeando para os níveis de gravidade pretendidos são valores válidos. Este documento não contém nenhuma implementação específica, em vez disso, sugere os valores a seguir esperando que os usuários desse campo possam adicionar outros valores conforme exijam suas implementações. Esse campo simplesmente ajuda a definir a seriedade do tipo de situação encontrada e ajuda a permitir que os administradores focalizem os problemas mais graves ocorridos atualmente no corporativo.

Os seguintes níveis de gravidade predefinidos estão listados na ordem crescente de gravidade:

Os valores são de 0 a 70. Os valores reservados iniciam em 0 para Unknown e aumentam em incrementos de 10 até 60 para Fatal. Outras gravidades PODEM ser adicionadas, mas NÃO DEVEM exceder 70. Se nenhum valor for especificado, esse evento será interpretado como sem gravidade, que equivale a "NENHUM".

Essa propriedade é OPCIONAL e não mutável depois de definida. Não há valor padrão para a gravidade.

priority

Define a importância do evento e a ordem relativa em que os registros devem ser processados. As seguintes prioridades são predefinidas:

Os valores são de 0 a 100. O valor reservado para Low é 10, para Medium é 50 e para High é 70. Outras prioridades PODEM ser adicionadas, mas NÃO DEVEM exceder 100.

Se nenhum valor for especificado, esse evento será interpretado como sem prioridade, que equivale a "NENHUMA".

A propriedade priority é separada e desassociada de severity, pois priority é uma prioridade mais direcionada ao consumidor e severity declara o estado da situação conforme percebido pelo componente afetado. Por exemplo, um evento com prioridade HIGH e gravidade MINOR deve ser processado antes de um evento com prioridade LOW e gravidade CRITICAL.

Essa propriedade é OPCIONAL e mutável. Não há valor padrão para a prioridade.

reporterComponentId

É a identificação do componente que relatou o evento ou situação em nome do componente afetado. O tipo de dados para essa propriedade é um tipo complexo, conforme descrito pelo tipo ComponentIdentification que fornece os dados requeridos para identificar exclusivamente um componente.

Será uma propriedade REQUERIDA se o componente de relatório for diferente do componente de origem. Caso contrário, esse campo DEVE ser omitido. Essa propriedade não é mutável, isto é, depois de definida, não pode ser alterada.

sourceComponentId

É a identificação do componente que foi afetado ou sofreu o impacto do evento ou da situação. O tipo de dados para essa propriedade é um tipo complexo, conforme descrito pelo tipo  ComponentIdentification que fornece os dados requeridos para identificar exclusivamente um componente.

Essa propriedade é REQUERIDA e não mutável. O criador do evento DEVE fornecer o sourceComponentId. Se o relator e os componentes afetados forem os mesmos, o reporterComponentId DEVERÁ ser omitido.

situationType

Especifica o tipo de situação que fez com que o evento fosse relatado. É um valor de cadeia extensível.

As palavras-chave reservadas propostas são:

Essa propriedade é OPCIONAL e não mutável. O comprimento máximo da cadeia para situationType NÃO DEVE exceder 512 bytes.

contextDataElements

É uma matriz de contextos do tipo ContextDataElement que esse evento referencia. Essa propriedade contém dados utilizados para assistir na correlação de mensagens ou eventos gerados junto com o caminho de execução de uma unidade de trabalho para diagnóstico do problema.

Essa propriedade é OPCIONAL e mutável. Pode ser fornecida pelo componente que está emitindo o evento ou atribuída pelo consumidor do evento.

msg

É o texto que acompanha o evento. Normalmente, é a cadeia de mensagem resolvida no formato legível pelo usuário apresentada para um locale específico.

O locale dessa propriedade é especificado pela propriedade msgLocale do tipo MsgDataElement. Não há valor padrão para o locale de msg.

Essa propriedade é OPCIONAL, mas RECOMENDA-SE que tenha um valor se as propriedades msgCatalogId e msgCatalog do MsgDataElement não especificarem um valor.

msgDataElement

É uma propriedade que faz referência a um MsgDataElement. Essa propriedade contém dados que são utilizados para especificar todas as informações relacionadas associadas à mensagem que esse evento contém.

Essa propriedade é OPCIONAL e não mutável. É fornecida pelo componente que está emitindo o evento.

extensionName

Contém o nome de uma "classe de eventos" que esse evento representa (por exemplo, Trace, CommonBaseEvent). O nome da classe de eventos é indicativo de qualquer propriedade adicional cuja presença é esperada no evento específico. Se você escolher utilizar ExtendedDataElement, descrita na próxima seção, recomenda-se especificar um valor para extensionName.

Essa propriedade é OPCIONAL, não mutável e DEVE ser fornecida pelo componente que está relatando o evento. Se o valor especificado for nulo, o valor será assumido como "CommonBaseEvent".

extendedDataElements e extendedProperties

A propriedade extendedDataElements é uma seqüência de elementos de nomes do tipo ExtendedDataElement. Deve ser utilizada para extensibilidade
fornecendo uma localização para especificar quaisquer outros atributos não considerados no modelo de dados CommonBaseEvent. As informações colocadas aqui são assumidas como dados específicos do produto.

Essa propriedade é uma que pode ser fornecida e os elementos nomeados podem ser filtrados, pesquisados ou referenciados pelas regras de correlação.

Essa propriedade é OPCIONAL e mutável. Isto é, depois de definida, pode ser alterada. O valor para ela pode ser fornecido pelo componente que está emitindo o evento ou atribuído pelo consumidor do evento.

associatedEvents

Permite agrupamentos não restritos de eventos ou relacionamento pai-filho. Essa propriedade tem um tipo complexo composto de globalInstanceIds que identificam os eventos associados junto com um campo de tipo descrevendo o tipo de associação que é representada pelo nome da associação.

Essa propriedade é OPCIONAL e mutável. Isto é, depois de definida, pode ser alterada. O valor para ela pode ser fornecido pelo componente que está emitindo o evento ou atribuído pelo consumidor do evento.

repeatCount

É o número de ocorrências de um determinado evento para um intervalo de tempo específico. O intervalo de tempo é indicado pela propriedade elapsedTime descrita a seguir. A definição do que torna um evento uma repetição de um evento emitido anteriormente é específica do aplicativo e, portanto, não definida por essa especificação.

Essa propriedade é OPCIONAL e mutável. Pode ser definida pelo componente que está emitindo o evento ou pelo consumidor do evento. Não há valor padrão. Um valor 0 ou nenhum valor indica a não repetição do evento.

elapsedTime

É o intervalo de tempo ou o tempo passado para algumas ocorrências de um evento específico. O número de ocorrências é especificado pelo valor de repeatCount. Esse valor indica a duração do tempo no qual os eventos repetidos foram observados.

O valor dessa propriedade DEVE ser expresso em granularidade de microssegundos.

Essa propriedade é OPCIONAL e mutável. No entanto, se repeatCount for especificada, o tempo passado deverá estar presente. ElapsedTime deve ser definida pelo mesmo componente que define repeatCount. Não há valor padrão para elapsedTime.

sequenceNumber

É um número definido pela origem que permite que várias mensagens sejam enviadas e processadas em uma ordem lógica diferente da ordem em que chegaram na localização do consumidor (por exemplo, um servidor de eventos ou ferramentas de gerenciamento). O número de seqüência ajuda os consumidores a classificar as mensagens recebidas. As referências são a hora e o provedor específico do evento.

Essa propriedade é OPCIONAL e não mutável depois de definida. Não há valor padrão.

Descrição de ComponentIdentification

Em relatório de problemas, existem duas categorias gerais de componentes que devem ser considerados para o diagnóstico de problemas: o componente que observa e relata a situação (relator) e o componente real que está passando pela situação (afetado). A identificação do componente fornece uma coleta de atributos que são requeridos para identificar exclusivamente um componente. Os mesmos dados são utilizados para identificar tanto o componente que está relatando um evento ou situação quanto o componente afetado ou que está passando pela situação. Em alguns casos, esses componentes serão os mesmos.

Por exemplo, em um ambiente típico da tecnologia de informações, é comum as atividades de aplicativos em execução nesse ambiente ser freqüentemente monitoradas utilizando eventos que são recebidos ou coletados de aplicativos, por meio de agentes ou adaptadores de gerenciamento.

Exemplo 1: Considere o caso em que um aplicativo WebSphere, chamado myWebApp, esgote o tempo limite em uma consulta de tabela devido a um problema no servidor DB2, localizado em um sistema remoto. O aplicativo da Web emite então um evento indicando a situação com falha. Nesse caso, myWebApp é o componente "afetado" ou de "origem".

Exemplo 2: Considere um caso em que haja o aplicativo X em execução em um servidor Windows. O aplicativo encontra um erro e adiciona uma entrada ao log de erros do Windows. Em seguida, há um aplicativo separado (um adaptador) que lê mensagens no log de erros e gera um evento base comum e o submete. Nesse caso, o "afetado" ou a "origem" do evento é o aplicativo X e o componente de relatório é o adaptador que gerou e submeteu o evento.

Segue uma descrição detalhada do tipo ComponentIdentification.

location

Especifica o endereço físico que corresponde à localização de um componente. Por exemplo, um nome de host, endereço IP, LU VTAM. O formato do valor da localização é especificado pela propriedade locationType. O valor de preferência é um nome de host completo.

Essa propriedade é REQUERIDA e não mutável. Isto é, uma vez definida, não pode ser alterada. O comprimento máximo da cadeia para location NÃO DEVE exceder 256 caracteres.

locationType

Especifica o formato e o significado do valor na propriedade location. Possui as seguintes palavras-chave reconhecidas e reservadas:

O valor padrão é "Unknown". Essa propriedade é REQUERIDA e não mutável. Isto é, uma vez definida, não pode ser alterada. O comprimento máximo da cadeia para locationType NÃO DEVE exceder 32 caracteres.

application

Especifica o nome do usuário do aplicativo (por exemplo, myApp). As informações sobre a versão do aplicativo podem ser anexadas ao final do componente, separadas por um caractere #.

Essa propriedade é OPCIONAL e não mutável. Isto é, uma vez definida, não pode ser alterada. O comprimento máximo da cadeia para o nome de application NÃO DEVE exceder 256 caracteres.

executionEnvironment

Identifica o ambiente imediato em que um aplicativo está sendo executado. Por exemplo, o nome de um WebSphere Application Server:cell:node:server.

As informações sobre a versão de executionEnvironment podem ser anexadas ao final do componente, separadas por um caractere #. O comprimento máximo da cadeia para executionEnvironment NÃO DEVE exceder 256 caracteres.

Essa propriedade é OPCIONAL e não mutável. Isto é, depois de definida, não poderá ser alterada enquanto o evento durar.

component

Especifica a identidade lógica de um componente. DEVE conter o nome de um determinado aplicativo, produto ou subsistema (por exemplo, IBM DB2 V7.1). Esse valor DEVE ser exclusivo no escopo especificado pela localização do relator.

Essa propriedade é REQUERIDA e não mutável. Isto é, depois de definida, não poderá ser alterada enquanto o evento durar. O comprimento máximo da cadeia para component NÃO DEVE exceder 256 caracteres.

subComponent

Especifica um esboço adicional da propriedade component lógica do evento.

DEVE conter a identidade do subcomponente da propriedade component e deve ser a definição mais granular especificada no evento. Essa propriedade pode ser uma das várias partes de um aplicativo ou recurso do sistema operacional, por exemplo, o nome de um módulo, o nome de uma classe, o nome de uma classe e de um método.

Essa propriedade é REQUERIDA e não mutável. Isto é, depois de definida, não poderá ser alterada enquanto o evento durar. O comprimento máximo da cadeia para o nome do subComponent NÃO DEVE exceder 512 caracteres.

componentIdType

Especifica o formato e o significado do componente identificado por esse componentIdentification. A lista reservada e não exclusiva de palavras-chave dessa propriedade é:
 

Essa propriedade é REQUERIDA e não mutável. O comprimento máximo da cadeia para componentIdType NÃO DEVE exceder 32 caracteres.

instanceId

Especifica um identificador da instância do componente especificado pela propriedade component. Isto é, GSH (Grid Service Handle), EJBHandle.

Essa propriedade é OPCIONAL e não mutável. Isto é, uma vez definida, não pode ser alterada. O comprimento máximo da cadeia para instanceId NÃO DEVE exceder 128 caracteres.

processId

É um tipo string que identifica o ID de processo do componente ou subcomponente "em execução" que gerou o evento.

Essa propriedade é OPCIONAL e não mutável. Isto é, uma vez definida, não pode ser alterada. O comprimento máximo da cadeia para processId NÃO DEVE exceder 64 caracteres.

threadId

É do tipo string e identifica o ID de encadeamento do componente ou subcomponente indicado pelo ID do processo que gerou o evento. Um processo em execução pode iniciar um ou mais encadeamentos para executar seus pedidos de função e de entrada. Portanto, o ID de encadeamento será alterado adequadamente.

Essa propriedade é OPCIONAL e não mutável. Isto é, uma vez definida, não pode ser alterada. O comprimento máximo da cadeia para threadId NÃO DEVE exceder 64 caracteres.

Descrição de ExtendedDataElement

Permite fornecer coletas de nome/tipo/valor para especificação com objetivos de extensibilidade. É onde é possível incluir outros atributos não considerados no modelo de dados CommonBaseEvent. As coletas especificadas aqui são assumidas como dados específicos do produto.

As propriedades nomeadas podem ser filtradas, pesquisadas ou referenciadas pelas regras de correlação. O "nome" é definido por você, no entanto, a lista não exclusiva de palavras-chave reservadas é a seguinte:

RawData - Indicativa de dados "no estado em que se encontram", geralmente em um formato que pode pertencer ao criador desses dados. Podem estar em qualquer formato, incluindo binário. Seu objetivo é permitir a recuperação literal dos dados e suportar ferramentas que entendam o formato do contexto.

RootHeader - Seu objetivo é identificar a raiz ExtendedDataElement para uma hierarquia dos ExtendedDataElements que são definidos pelas dataRefs.

A descrição detalhada do tipo ExtendedDataElement é a seguinte:

name

A propriedade name especifica o nome do ExtendedDataElement. Esse nome DEVE ser exclusivo com relação às outras propriedades no evento (por exemplo, RawData, msgLocale e EventStatus).

Essa propriedade é REQUERIDA e não mutável.
 

type

O tipo de dados dos valores especificados na propriedade values a seguir.

Os tipos válidos são os seguintes:
 

Os tipos de dados mencionados são os únicos tipos válidos suportados pelo tipo ExtendedDataElement. O valor padrão é "string".

Essa propriedade é REQUERIDA e não mutável.

values

Uma matriz de valores para esse elemento de dados estendido do tipo definido pela propriedade type descrita anteriormente.

Essa propriedade é OPCIONAL e mutável. NÃO DEVERÁ ser especificada se a propriedade "value" ou "hexValue" for especificada.

hexValue

A propriedade hexValues é uma matriz de bytes que contém os dados para outros tipos de dados ou complexType que não estiverem na lista suportada de tipos definidos anteriormente.

Essa propriedade é OPCIONAL e não mutável. NÃO DEVERÁ ser especificada se a propriedade "values" ou "value" for especificada.

Nota: As propriedades hexValue e values são mutuamente exclusivas. Apenas uma dessas duas propriedades pode ser definida.
 

children

Refere-se a outros ExtendedDataElement(s) para especificar uma lista estruturada de ExtendedDataElements. Essa lista permite a criação de uma hierarquia de ExtendedDataElements relacionados correspondentes a um grupo específico de CommonBaseEvents. Conseqüentemente, é uma maneira eficiente e rápida de obter acesso à lista de ExtendedDataElements relacionados sem ter que examinar todos os ExtendedDataElements.

Essa propriedade é OPCIONAL e mutável.
 

Descrição de ContextDataElement

Define um ou mais contextos a que esse evento faz referência. Esse tipo complexo contém dados utilizados para assistir na correlação de mensagens ou eventos gerados junto com o caminho de execução de uma unidade de trabalho para diagnóstico do problema.

A tabela a seguir fornece um resumo das propriedades de dados que representam um contexto no evento base comum. Uma descrição detalhada desse ContextDataElement segue a tabela de resumo.

Descrição detalhada do contextDataElement:
 

type

É o tipo de dados do contexto. Deve permitir que o consumidor do evento identifique o formato do valor do contexto. O tipo é específico do aplicativo (por exemplo, PD_LogRecordCorrelator).

Essa propriedade é REQUERIDA e não mutável.

name

É o nome do aplicativo que criou esse elemento de dados de contexto (por exemplo, mecanismo de correlação).

Essa propriedade é REQUERIDA e não mutável.

contextValue

É o valor do contexto com relação à implementação do contexto.

Essa propriedade não será requerida se contextId especificar um valor e não é mutável.
 

contextId

É a referência ao elemento que contém um contexto específico do produto ou do usuário.

Essa propriedade não será requerida se contextValue especificar um valor e não é mutável. NÃO DEVERÁ ser especificada se a propriedade contextValue for especificada.

Nota: contextValue e contextId são mutuamente exclusivas, apenas uma delas pode ser definida. No entanto, se contextValue for definida com um valor, contextId será ignorada.
 

Descrição de AssociatedEvent

Permite o agrupamento de eventos. Permite identificar eventos associados e seu associationEngine.

A descrição detalhada do tipo AssociatedEvent é a seguinte:

associationEngine

É uma referência ao AssocationEngine que criou esse AssociatedEvent.

Essa propriedade é REQUERIDA e não mutável depois de definida.

resolvedEvents

Uma matriz de globalInstanceIds que corresponde aos eventos associados a esse evento.

Essa propriedade é REQUERIDA e mutável e é fornecida pelo mecanismo de associação, especificado pela propriedade name.
 

Descrição de AssociatedEvent

O elemento AssociationEngine permite a identificação de eventos associados. Esse tipo complexo também fornece propriedades para descrever o tipo de associação. É representado por sua própria entidade independente no esquema XML e pelos elementos AssociatedEvent que estão fazendo referência a ele.

A descrição detalhada do tipo AssociationEngine é a seguinte:

name

Nome do aplicativo que criará a associação (por ex., nome do meu mecanismo de correlação).

Essa propriedade é REQUERIDA e não mutável depois de definida.

type

Deve conter o tipo de associação criada por esse AssociationEngine.

Algumas associações bem definidas são:

Os valores de palavras-chave reservadas incluem:

 Essa propriedade é REQUERIDA e não mutável depois de definida para uma propriedade "name" específica.

id

O identificador principal do elemento. Essa propriedade DEVE ser globalmente exclusiva. O valor recomendado é um Globally Unique Id (representado como cadeia hexadecimal) de 128 ou 256 bits. Depois de definido, esse valor nunca DEVERÁ ser alterado.

Essa propriedade é REQUERIDA e não mutável.

Descrição de MsgDataElement

Representa os dados que são utilizados para especificar todas as informações relacionadas associadas à mensagem que esse evento contém.

msgId

Especifica o identificador de mensagens do evento. Esse identificador é comumente uma cadeia de valor exclusivo de caracteres alfanuméricos ou numéricos. Pode ser tão simples quanto uma cadeia de caracteres numéricos que identificam uma mensagem em um catálogo de mensagens ou uma cadeia de caracteres alfanuméricos com várias partes (por exemplo, DBT1234E). O formato do conteúdo de msgId é especificado pela propriedade msgIdType, conforme descrito na próxima seção.

Essa propriedade é OPCIONAL e não mutável depois de ser definida e deve ser fornecida pelo componente que está emitindo o evento. O comprimento máximo da cadeia para msgId NÃO DEVE exceder 256 caracteres.

msgIdType

Especifica o significado e o formato de msgId. Se o ID corresponder ou representar um padrão ou uma convenção reconhecida, será nomeado por essa propriedade. Por exemplo, IBM3.4.1 contém um ID de mensagem com identificador de cadeia de 8 caracteres e 3 partes, consistindo em 3 caracteres alfabéticos que representam um componente, seguido de 4 caracteres numéricos e com o sufixo de um caractere alfabético (por exemplo, DBT2359I). Outras palavras-chave reservadas semelhantes são IBM3.4, IBM4.4, IBM3.1.4, IBM3.4.1, IBM4.4.1 e IBM3.1.4.1.

A lista atual não exclusiva de palavras-chave reservadas inclui:

Essa propriedade é OPCIONAL e não mutável depois de ser definida e deve ser fornecida pelo componente que está emitindo o evento. Isto deve ser fornecido se a propriedade msgId for especificada. O comprimento máximo da cadeia para msgIdType NÃO DEVE exceder 32 caracteres.

msgLocale

Especifica o locale em que msg é processada. Seu valor é um código de locale que está em conformidade com as especificações de IETF RFC 1766. Por exemplo, en-US é o valor para inglês dos Estados Unidos.

Essa propriedade é OPCIONAL e não mutável depois de definida. Se msgLocale for especificada, cabe ao consumidor do evento decidir o locale.

O comprimento máximo da cadeia por msgLocale NÃO DEVE exceder 5 caracteres.

msgCatalogTokens

Consiste em uma matriz de valores de cadeia que deve conter dados de substituição utilizados para resolver uma mensagem baseada em NLS no texto completamente formatado. A ordem dos valores é deduzida pela ordem implícita dos elementos da matriz. O locale dos símbolos deve ser o mesmo do locale do texto da mensagem, conforme definido por msgLocale.

Essa propriedade é OPCIONAL e não mutável depois de definida. Se não houver valores de substituição, essa propriedade não precisará ser especificada. O comprimento máximo da cadeia para msgCatalogTokens NÃO DEVE exceder 256 bytes.

msgCatalogId

É o índice ou o identificador para uma mensagem utilizada para resolver o texto da mensagem de um catálogo de mensagens.

Essa propriedade é OPCIONAL e não mutável depois de definida.

msgCatalog

É o nome qualificado do catálogo de mensagens que contém a mensagem convertida especificada por msgCatalogId.

Essa propriedade é OPCIONAL e não mutável depois de definida. O comprimento máximo da cadeia para msgCatalog NÃO DEVE exceder 128 caracteres.

msgCatalogType

Especifica o significado e o formato de msgCatalog. A lista atual não exclusiva de palavras-chave reservadas inclui:

Essa propriedade é OPCIONAL e não mutável depois de definida e DEVERÁ ser fornecida se msgCatalog for definida. O comprimento máximo da cadeia para msgCatalogType NÃO DEVE exceder 32 caracteres.
 

Conceitos Relacionados
Modelo Common Base Event

Referência Relacionada
Especificação do Esquema XML do Commum Base Event


(C) Copyright IBM Corporation 2000, 2003. Todos os Direitos Reservados.