O editor de site de atualização utiliza os mesmos conceitos vistos nos outros editores PDE. No entanto, ele é diferente desses editores porque possui uma página adicional que controla como os plug-ins, fragmentos e recursos em outros projetos no espaço de trabalho são construídos e colocados nas pastas do projeto de site de atualização.
O editor de site de atualização possui uma página especial chamada Construir:
A suposição é que existam recursos no espaço de trabalho que possam ser construídos para criar archives de recurso e de plug-in conforme requerido pelo gerenciador de atualização do Eclipse. Esta página mantém a lista desses projetos que precisam ser construídos e também fornece botões para iniciar a construção.
A configuração da construção do site de atualização inicia adicionando os projetos do recurso que serão construídos neste site. Isso é feito utilizando o botão Adicionar... . Um assistente será aberto com a opção de projetos existentes do recurso. Como o projeto de site de atualização pode ser criado fora do espaço de trabalho em específico (e compartilhado entre vários espaços de trabalho), algumas entradas de recurso nesta lista podem ter ícones 'sombreados'. Isso indica que um recurso específico (id + versão) não pode estar atualmente localizado no espaço de trabalho. Isso é bom porque esses recursos simplesmente serão ignorados durante a construção. Essa capacidade permite construir e manter parte do site de atualização em cada espaço de trabalho.
Quando os recursos são adicionados à lista, eles aparecem com uma caixa de opções. Cada recurso na lista será submetido à construção, mas apenas os recursos marcados também aparecerão no mapa do site. Esta é uma distinção muito importante: os recursos podem incluir outros recursos, e todos precisam ser construídos e estar presentes no site de atualização, mas normalmente apenas raízes são listados no arquivo do mapa. Quando um recurso estiver marcado nessa lista, uma entrada será adicionada automaticamente ao arquivo do mapa (você poder ver a entrada mostrada na exibição Outline e também na página Recursos).
A seção Controle de Construção contém dois botões: Construir e Reconstruir Tudo. O primeiro construirá recursos que foram alterados desde a última vez em que o botão foi pressionado, enquanto o último sempre reconstruirá todos os recursos. Se a caixa de opções 'Limpar Pastas de Saída antes da Construção' for selecionada, esse botão também excluirá todos os archives das pastas de destino antes de criar os novos. Tome cuidado com esta caixa de opções ao compartilhar o site de atualização entre vários espaços de trabalho, para que não perca os archives construídos por outro espaço de trabalho.
Além desses dois botões, é possível reconstruir um único recurso selecionando-o e selecionando o item apropriado no menu pop-up.
Quando os recursos são construídos, a construção não pára nos próprios recursos. Também serão construídos todos os plug-ins e fragmentos referenciados pelos recursos. Os archives construídos (JARs) serão colocados nas pastas de destino fornecidas (recursos em features, plug-ins/fragmentos em plugins, respectivamente).
Durante a construção, um diálogo do monitor de progresso será aberto, exibindo o progresso da construção. No caso de falha, você pode seguir o hyperlink Log de Construção para ver o que aconteceu.
Se alguma vez você se perder onde todas essas informações mostradas na página Construir são salvas, poderá consultá-las na pasta .sitebuild no projeto de site de atualização. Este também é o local no qual o arquivo de log de construção é colocado. Se você estiver na exibição Package Explorer, poderá precisar desativar o filtro ".*" para ver a pasta.