O hub central dos arquivos de dados do usuário é chamado de área de trabalho. Você pode pensar no workbench da plataforma como uma ferramenta que permite ao usuário navegar e manipular a área de trabalho. O plug-in de recursos fornece APIs para criação, navegação e manipulação de recursos em uma área de trabalho. O workbench utiliza essas APIs para fornecer essa funcionalidade ao usuário. O plug-in também pode utilizar essas APIs.
Do ponto de vista de um plug-in com base em recurso, há exatamente uma área de trabalho e ela está sempre aberta para negócios, desde que o plug-in esteja sendo executado. A área de trabalho é aberta automaticamente quando o plug-in de recursos é ativado e é fechada quando a plataforma é encerrada. Se o plug-in requer o plug-in de recursos, ele será iniciado antes do seu e a área de trabalho estará disponível para você.
A área de trabalho contém uma coleção de recursos. Da perspectiva do usuário, há três tipos diferentes de recursos: projetos, pastas e arquivos. Um projeto é uma coleção de qualquer número de arquivos e pastas. É um contêiner para a organização de outros recursos relacionados a uma área específica. Os arquivos e as pastas são como os arquivos e diretórios no sistema de arquivos. Uma pasta contém outras pastas ou arquivos. Um arquivo contém uma seqüência arbitrária de bytes. Seu conteúdo não é interpretado pela plataforma.
Os recursos de uma área de trabalho são organizados em uma estrutura em árvore, com os projetos no topo e as pastas e os arquivos abaixo. Um recurso especial, o recurso raiz da área de trabalho, serve como raiz da árvore de recursos. A raiz da área de trabalho é criada internamente quando a área de trabalho é criada e sua existência depende da existência dela.
Uma área de trabalho pode ter qualquer número de projetos.
A árvore abaixo (representada na exibição do navegador do workbench) ilustra uma hierarquia de recursos típica em uma área de trabalho. A raiz (implícita) da árvore é a raiz da área de trabalho. Os projetos são filhos imediatos da raiz da área de trabalho. Cada nó (além da raiz) é um dos 3 tipos de recurso e cada um tem um nome diferente dos nomes de seus irmãos.
Os nomes de recurso são cadeias arbitrárias (quase -- eles devem ser nomes de arquivo válidos). A própria plataforma não dita nomes de recurso e nem especifica qualquer nome com significância especial. (Uma exceção é que você não pode nomear um projeto ".metadata" pois esse nome é utilizado internamente.)
Os projetos contêm arquivos e pastas, mas não contêm outros projetos. Os projetos e as pastas são como diretórios em um sistema de arquivos. Na exclusão de um projeto, é perguntado se você deseja excluir todos os arquivos e pastas que ele contém. A exclusão de uma pasta de um projeto irá excluir a pasta e todos os seus filhos. A exclusão de um arquivo é parecida com a exclusão de um arquivo no sistema de arquivos.