A plataforma Eclipse é fornecida com um IDE (Ambiente de Desenvolvimento Integrado) Java com todos os recursos. O JDT (ferramentas de desenvolvimento Java) permite que os usuários gravem, compilem, testem, depurem e editem programas escritos na linguagem de programação Java.
O JDT utiliza vários pontos de extensão e estruturas de plataforma descritos no Guia do Desenvolvedor de Plug-in de Plataformas. É mais fácil considerar o JDT como um conjunto de plug-ins que agregam comportamento específico do Java ao modelo genérico de recursos de plataforma e contribuem com exibições, editores e ações específicos do Java para o workbench.
Este guia descreve os pontos de extensão e a API fornecidos pelo JDT. Consideramos que você já conheça os conceitos de plug-ins, pontos de extensão, recursos de espaço de trabalho e UI do workbench.
Uma vez que o JDT fornece um IDE Java com todos os recursos, por que seria necessário usar a API do JDT? Se estiver construindo um plug-in que interage com programas ou recursos Java como parte de sua função, pode ser necessário executar um ou mais dos seguintes procedimentos:
O JDT está estruturado em três componentes principais:
Vamos observar a estrutura de cada componente e a API por ela fornecida.