Exatamente como qualquer implementação da parte da introdução, para utilizar um CustomizableIntroPart é preciso seguir as etapas básicas para ligá-lo a um produto. No entanto, existe uma etapa extra necessária para utilizar essa parte da introdução e ela está ligando uma "configuração" a ela. Exatamente como você liga uma introdução a um produto, você deve ligar um introConfig a uma customizableIntroPart. O seguinte é uma configuração de amostra:
<extension point="org.eclipse.ui.intro.config"> <config id = "static001_configId" introId="org.eclipse.ui.intro.examples.static_introId" content="introContent.xml"> <presentation home-page-id="homePageId" standby-page-id="standbyPageId"> <implementation os="win32" kind="html" /> <implementation kind="swt" /> </presentation> </config> </extension>
Na contribuição acima uma configuração é registrada com uma parte da introdução com ID org.eclipse.ui.intro.examples.static_introId. Supõe-se que essa parte da introdução seja uma instância da parte da introdução customizável que já foi registrada no workbench. Essa configuração define o conteúdo a ser apresentado na parte da introdução e dita como ele é apresentado ao usuário. O conteúdo é definido em um arquivo de marcação xml, introContent.xml, enquanto a apresentação é ditada por dois elementos de implementation na marcação.
Uma apresentação de configuração pode ser um navegador com base no SWT ou formulários da UI com base na apresentação. Na contribuição acima, a apresentação será "html", ou seja, navegador IE com base nas plataformas do win32, enquanto ela será "swt", ou seja: formulários da UI com base em todas as outras plataformas. No tempo de execução, quando o workbench está tentando instanciar o CustomizableIntroPart, o sistema operacional é determinado e a implementação correta da apresentação é escolhida.
Além disso, um ID do home page ou página raiz precisa ser especificada como a primeira página exibida pelo customizableIntroPart. Se um ID da página de espera também for especificado, ele será exibido na parte da introdução quando ela for colocada no modo de espera.
Os detalhes de qual arquivo de conteúdo podem ser localizados na documentação do ponto de extensão. Para obter um exemplo simples e para contribuir com o conteúdo estático utilizaremos o seguinte como conteúdo:
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8" ?> <introContent> <page id="homePageId" url="http://eclipse.org"/> <page id="standbyPageId" url="./static001/standby.html"/> </introContent>
Na contribuição acima, uma url simples é utilizada como a página raiz, nesse caso, é uma url que aponta para o Web site do eclipse.org. Isso foi feito para simplicidade. A página raiz pode ter sido algum arquivo html, por exemplo, um arquivo html local que carrega uma demo de atualização. Existe também uma página de espera definida que será exibida quando a introdução for colocada no modo de espera.