O núcleo do tempo de execução da plataforma implementa o mecanismo do tempo de execução que inicia a base da plataforma e dinamicamente descobre e executa plug-ins. Um plug-in é um componente estruturado que descreve a si mesmo para o sistema utilizando um arquivo de manifesto OSGi (MANIFEST.MF) e um arquivo de manifesto de plug-in (plugin.xml) file. A plataforma mantém um registro de plug-ins instalados e a função que eles fornecem.
Um objetivo geral do tempo de execução é que o usuário final não deveria ser penalizado pela memória ou pelo desempenho devido a plug-ins que estão instalados, mas não são utilizados. Um plug-in pode ser instalado e incluído no registro, mas o plug-in não estará ativo a não ser que a função fornecida pelo plug-in tenha sido solicitada de acordo com a atividade do usuário.
O tempo de execução da plataforma é implementado utilizando o modelo de serviços OSGi. Enquanto os detalhes de implementação do tempo de execução podem não ser importantes para muitos desenvolvedores de aplicativo, os que já estão familiarizados ao OSGi reconhecerão que um plug-in do Eclipse é, na verdade, um pacote OSGi.
A melhor forma de perceber o sistema de tempo de execução é construir um plug-in. Consulte Plug in: Hello World Corresponde ao Workbench para iniciar a construção de um plug-in. Para entender os detalhes do sistema de tempo de execução, consulte Visão geral do tempo de execução.
O plug-in de gerenciamento de recurso define um gabarito de recursos comum para gerenciar os artefatos de plug-in de ferramentas. Os plug-ins podem criar e modificar projetos, pastas e arquivos para organizar e armazenar artefatos de desenvolvimento em disco.
Visão Geral de Recursos fornece uma visão geral do sistema de gerenciamento de recursos.
O plug-in da UI do workbench implementa essa UI e define um número de pontos de extensão que permite que outros plug-ins contribuam com as ações da barra de ferramentas e do menu, operações de arrastar e soltar, diálogo, assistentes. exibições e editores personalizados.
Conectando ao workbench introduz os pontos de extensão da UI do workbench e API.
Os plug-ins UI adicionais definem estruturas que são geralmente úteis para o desenvolvimento da interface com o usuário. Essas estruturas foram utilizadas para desenvolver o próprio workbench. Utilizando as estruturas não facilita apenas o desenvolvimento da interface com o usuário de um plug-in, mas assegura que os plug-ins tenham uma aparência e um comportamento comuns e um nível consistente de integração do workbench.
O SWT (Standard Widget Toolkit) é um kit de ferramentas independente do sistema operacional, de nível inferior, que suporta a integração da plataforma e a API portável. É descrito em Kit de Ferramenta Widget Padrão.
A estrutura da UI JFace fornece construções de nível superior de aplicativo para suportar diálogos, assistentes, ações, preferências do usuário e gerenciamento de widget. A funcionalidade em JFace é descrita em Diálogos e assistentes e JFace: estrutura UI para plug-ins.
Os plug-ins de Equipe permitem que outros plug-ins definam e registram implementações para programação de equipe, acesso ao repositório e criação de versão. O Eclipse SDK inclui um plug-in CVS que utiliza o suporte à equipe para fornecer suporte para o cliente CVS no SDK.
O suporte à Equipe está descrito em Suporte à Equipe.
Os plug-ins de Depuração permitem que outros plug-ins implementem ativadores e depuradores de programa específicos do idioma.
O suporte à Depuração é descrito em Suporte à Depuração e Ativação do Programa.
O plug-in de Ajuda implementa um recurso de integração de ajuda otimizada pela plataforma entre o documento e o servidor Web. Ele define pontos de extensão que os plug-ins podem utilizar para contribuir com ajuda ou outra documentação de plug-in como manuais navegáveis. O servidor Web da documentação inclui recursos especiais para permitir que os plug-ins referenciem os arquivos utilizando URLs lógicos baseados em plug-in em vez de URLs do sistema de arquivos.
Recursos adicionais são fornecidos para tópicos de ajuda de integração em configurações de documentação do nível do produto.
O recurso de ajuda está descrito em Plug-in de Ajuda.
Os plug-ins de JDT (Java Development Tools) estendem o workbench da plataforma, fornecendo recursos especializados para edição, visualização, compilação, depuração e execução do código Java.
O JDT é instalado como um conjunto de plug-ins que estão incluídos no SDK. O Java Development User Guide descreve como utilizar as ferramentas Java. O JDT Plug-in Developer Guide descreve a estrutura e a API do JDT.
O PDE (Plug-in Development Environment) fornece ferramentas que automatizam a criação, manipulação, depuração e implementação de plug-ins.
O PDE é instalado como um conjunto de plug-ins que são incluídos no SDK. O Guia do PDE descreve como utilizar o ambiente.