O Exemplo do Navegador

Observaremos agora como construir um aplicativo da Plataforma Rich Client verificando um exemplo simples de navegador da web. Esse exemplo não está incluído no R3.0 SDK, mas pode ser transferido por download a partir do org.eclipse.ui.examples.rcp.browser do projeto. Se você estiver trabalhando no Eclipse, você pode simplesmente registrar a saída do projeto do repositório CVS do Eclipse (consulte CVS do Eclipse Como Fazer se você não estiver familiarizado com o procedimento para registrar a saída de projetos do CVS).

Para executar o exemplo do Navegador RCP a partir do SDK do Eclipse:

  1. Carregue o projeto org.eclipse.ui.examples.rcp.browser a partir do repositório CVS do Eclipse.
  2. Escolha Executar>Executar... a partir da barra de menu do workbench e crie uma nova configuração "Workbench do tempo de execução" denominada "Exemplo do Navegador".
  3. Na guia Argumentos, selecione Executar um produto e selecione"org.eclipse.ui.examples.rcp.browser.product" no menu drop-down.
  4. Na guia Plug-ins, selecione Escolher plug-ins e fragmentos a serem ativados na lista para que você possa selecionar quais plug-ins são necessários.
  5. Pressione Cancelar Seleção de Tudo para iniciar com um estado limpo.
  6. Marque "org.eclipse.ui.examples.rcp.browser"
  7. Pressione Incluir Plug-ins Requeridos.
  8. Marque "org.eclipse.update.configurator"
  9. Execute ou depure a nova configuração de execução.
Janela de Exemplo do Navegador

Como você pode ver, é difícil dizer que este aplicativo tem alguma coisa a ver com o Eclipse (apesar do web site padrão em que navega!). Não há navegador de recursos, nenhuma menção à Plataforma Eclipse e nenhum dos itens da barra de menu familiares do workbench da plataforma. (Os poucos recursos relacionados ao Eclipse, como o ícone de janela, podem ser reconfigurados se desejado.)

Espera-se que este exemplo ajude a esclarecer o que é interessante na Plataforma Rich Client. Vamos observar mais a fundo para aprendermos o que envolve a construção. Suponhamos que você esteja familiarizado com as extensões básicas do workbench discutidas em Conectando-se no workbench.