Um Plug-in Mínimo

Todos sabemos com o que o "Hello World" parece em Java simples antigo sem utilizar quaisquer estruturas de interface com o usuário ou outras bibliotecas especializadas.

   public class HelloWorld {
      public static void main(String[] args) {
         System.out.println("Hello World");
      }
   }

O que acontece com esse padrão conhecido no contexto da plataforma do Eclipse? Em vez de imaginar o Hello World como um programa em si, o remodelamos como um extensão de plataforma. Se desejarmos dizer olá para o mundo, precisaremos idealizar como estender o workbench para incluir nossa saudação.

Quando nos aprofundamos nos componentes de interface do usuário na plataforma, fazemos uma revisão meticulosa das maneiras de estender e personalizar a UI do workbench. Por ora, iniciaremos com uma das extensões mais simples do workbench - uma visualização. 

É possível pensar na janela do workbench como um quadro que apresenta várias partes visuais. Essas partes são divididas em duas categorias principais: exibições e editores.  Veremos os editores posteriormente.  As Exibições fornecem informações sobre algum objeto com o qual o usuário está trabalhando no workbench. As exibições alteram seu conteúdo com freqüência à medida que o usuário seleciona objetos diferentes no workbench.

Visualização Hello World

Para nosso plug-in hello world, implementaremos nossa própria visualização para saudar o usuário com "Hello World."

O plug-in org.eclipse.ui.workbench define a maioria das interfaces públicas que formam a API do workbench. Essas interfaces podem ser encontradas no pacote org.eclipse.ui e seus subpacotes. Muitas dessas interfaces possuem as classes de implementação padrão que podem ser estendidas para fornecer modificações simples ao sistema. No nosso exemplo "hello world", aumentaremos uma visualização de workbench para fornecer uma etiqueta que diga "hello".

A interface de interesse é IViewPart, que define os métodos que devem ser implementados para contribuir com uma visualização para o workbench. A classe ViewPart fornece uma implementação padrão dessa interface. Em poucas palavras, uma parte de visualização é responsável pela criação de widgets necessários para mostrar a visualização.

As exibições padrão no workbench exibem, com freqüência, algumas informações sobre um objeto que o usuário selecionou ou está navegando. As exibições atualizam seus conteúdos com base em ações que ocorrem no workbench. No nosso caso, estamos apenas dizendo "hello", então, nossa implementação de visualização será muito simples.

Antes de irmos para o código, precisamos ter certeza de que o nosso ambiente está configurado para o desenvolvimento do plug-in...