Vimos como criar recursos utilizando Arquivo > Novo e Novo no menu de contexto de uma das visualizações de navegação. Vamos criar agora um arquivo para o projeto utilizando uma terceira alternativa, o botão Novo da barra de ferramentas.
Selecione a pasta JanesFolder em uma das visualizações de navegação.
Na barra de ferramentas da janela do Workbench, ative o menu drop-down no
botão Novo Assistente e selecione Arquivo. Para ativar o
menu drop-down simplesmente clique na seta para baixo.
No assistente para Novo Arquivo, o nome e o caminho da pasta já aparecem por padrão no campo Digitar ou selecionar a pasta pai. Isso porque você escolheu criar um novo arquivo enquanto essa pasta estava selecionada em uma das visualizações de navegação e a visualização estava ativa.
No campo Nome do arquivo , digite um nome exclusivo para o novo arquivo de texto, incluindo a extensão .txt. Não use espaços ou caracteres especiais no nome do arquivo (por exemplo, "JanesFile.txt").
Clique em Concluir quando terminar.
O Workbench possui um editor capaz de editar arquivos de texto. Um editor de texto é aberto automaticamente no arquivo criado recentemente.
No editor de texto, digite as cinco linhas a seguir:
Esta é uma amostra de arquivo de texto.
Não há muito mais
a dizer sobre isso
a não ser que tem cinco linhas de
texto sem sentido.
Observe que a guia do editor tem um asterisco (*) à esquerda do nome do arquivo. O asterisco indica que o editor tem alterações não salvas.
Na barra de ferramentas da janela do Workbench, clique no botão Salvar para salvar
seu trabalho.
Em uma das visualizações de navegação, certifique-se de que a pasta ainda esteja selecionada e que a visualização Navegação esteja ativa.
Clique em Novo Assistente na barra de ferramentas do Workbench. Anteriormente, clicávamos na na seta para baixo do botão Novo. Aqui clicamos no próprio botão que tem o mesmo efeito se escolhermos Arquivo > Novo > Outro...
No assistente Novo, selecione Simples > Arquivo. Em seguida, clique em Avançar.
Mais uma vez, o nome e o caminho da pasta aparecem por padrão no campo Digitar ou selecionar pasta pai.
No campo Nome do Arquivo , digite um nome exclusivo para o arquivo .ini. Não use espaços ou caracteres especiais no nome do arquivo (por exemplo, "JanesINIFile.ini"). Clique em Concluir quando terminar.
Como o Workbench não possui nenhum editor registrado para arquivos .ini, ele lançará um editor externo no arquivo se um for registrado com o sistema operacional. No momento, feche o editor.
Agora que criamos nossos recursos, uma das visualizações de navegação mostrará nossos dois projetos, a pasta e os dois arquivos. À direita das visualizações de navegação está o editor de texto aberto com o primeiro arquivo que criamos (JanesFile.txt). Para prosseguir com o exemplo a seguir, crie um segundo arquivo (JanesFile2.txt).
Clique na nova guia do editor JanesFile2.txt. Agora, selecione o arquivo JanesINIFile.ini em uma das visualizações de navegação. Em seguida, selecione Link com Editor em uma das visualizações de navegação. Por último, clique na guia do editor para JanesFile.txt. Observe como a visualização Navegação é auto-atualizada, para selecionar o arquivo atualmente sendo editado (JanesFile.txt). Se você não gostar dessa atualização automática, será possível desativá-la facilmente desmarcando Link com Editor.