Enquanto você desenvolve seu plug-in na área de trabalho, o compilador Java incremental compilará seu código fonte Java e colocará os arquivos *.class no diretório bin do seu projeto PDE. Quando estiver pronto para testar o plug-in, você pode lançar uma instância do aplicativo do Eclipse separada para testar o novo plug-in.
A maneira mais fácil de ativar um aplicativo do Eclipse é por meio do link na seção Teste da página Visão Geral do editor de manifesto de plug-in. Isso criará imediatamente uma segunda instância do Eclipse que aparecerá dentro de segundos.
Para obter controle total sobre a maneira com que o workbench de tempo de execução será lançado, selecione Executar > Executar... a partir da barra de menu principal. Isso irá tornar visível o Diálogo Ativar Configuração.
O campo Dados do Espaço de Trabalho define o espaço de trabalho que será utilizado pelo aplicativo. A localização do espaço de trabalho do tempo de execução deve ser diferente do espaço de trabalho da instância do host.
O programa padrão a ser executado é o produto org.eclipse.sdk.ide. Ativá-lo irá resultar no aparecimento de uma segunda instância do workbench cujos plug-ins constituintes são os plug-ins de espaço de trabalho e os plug-ins selecionados na página de preferências Plataforma de Destino.
É possível testar o workbench de tempo de execução utilizando o JRE de sua opção e não precisa ser o mesmo no qual os plug-ins são compilados no espaço de trabalho. Também é possível especificar quaisquer argumentos VM que são apropriados para o teste.
Pressione Executar. Outra instância de plataforma deve ser aberta. Você verá um item de menu superior chamado "Menu Amostra" com um item único "Ação de Amostra". Selecioná-lo deverá exibir um pop-up do diálogo contendo a frase "Hello, world".