No espaço de trabalho, um plug-in é representado por um projeto único que encapsula todos os códigos e recursos do plug-in.
Para criar um projeto de plug-in, torne visível o assistente de criação Novo Projeto de Plug-in via Arquivo > Novo > Projeto de Plug-in.
Convencionou-se que os nomes de projetos de plug-in sejam os mesmos dos IDs do plug-in, mas podem ser diferentes.
O projeto de plug-in pode ser criado em uma ou duas versões: um projeto Java ou um projeto simples. A maioria dos plug-ins contém o código Java executável e, portanto, deve se alojar em um projeto Java. Por outro lado, se, por exemplo, você estiver criando um plug-in de documentação, então, um projeto simples será suficiente.
Um plug-in com um manifesto de pacote configurável OSGi é o formato de plug-in recomendável. Além da inicialização mais rápida e do carregamento de classe, ele permite que o plug-in tire vantagem de muitos recursos novos de tempo de execução.
Clique em Avançar.
Na página Conteúdo do Plug-in, é possível definir a data na qual o arquivo plugin.xml será inicializado, incluindo o plug-id, versão e nome.
O formulário implementado recomendado de um plug-in deve ser enviado como um único JAR com todas as classes e recursos na raiz do JAR. Para obter este formato, você pode manter o campo Classpath vazio ou digitar '.'(sem aspas).
A classe de Plug-in é uma classe Java de nível superior que representa o plug-in inteiro. Ela será utilizada no tempo de execução para controlar o ciclo de vida do plug-in, ou seja, sua implementação irá determinar o que acontece quando o plug-in é iniciado ou encerrado.
Clique em Avançar.
A próxima página mostra vários gabaritos que o PDE fornece, os quais geram conteúdo útil como visualizações, editores, páginas de propriedade e etc.
Neste exemplo, criaremos um plug-in com o gabarito "Hello, World". Você pode ler sobre o assistente na área à direita da lista de assistentes.
Clique em Avançar.
Página de gabarito
A página a seguir permitirá personalizar a extensão de amostra que estamos criando.
Quando você pressiona Concluir, o assistente cria o novo projeto, todas as pastas e arquivos especificados e o caminho de construção Java inicial. O caminho de construção é importante para corrigir a compilação de classes Java que são geradas. O assistente também abrirá o editor de manifesto do plug-in.
Após o assistente ser concluído, a estrutura inicial do projeto deverá estar da seguinte maneira: