Em Marcadores do recurso, vimos como os plug-ins podem definir tipos de marcadores especializados para anotar recursos com informações. O exemplo de ferramenta Leia-me define seus próprios marcadores para demonstrar duas extensões do workbench relacionadas ao marcador: ajuda do marcador e resoluções do marcador. A definição de marcador está na marcação do manifesto do plug-in do Leia-me:
<extension id="readmemarker" point="org.eclipse.core.resources.markers" name="%ReadmeMarker.name"> <super type="org.eclipse.core.resources.taskmarker"/> <super type="org.eclipse.core.resources.textmarker"/> <persistent value="true"/> <attribute name="org.eclipse.ui.examples.readmetool.id"/> <attribute name="org.eclipse.ui.examples.readmetool.level"/> <attribute name="org.eclipse.ui.examples.readmetool.department"/> <attribute name="org.eclipse.ui.examples.readmetool.code"/> <attribute name="org.eclipse.ui.examples.readmetool.language"/> </extension>
A ferramenta define um marcador herdado do marcador de texto e marcador de tarefa da plataforma. Também define atributos nomeados para o marcador. Os atributos do marcador podem ser definidos e consultados.
Como o novo marcador do Leia-me é um tipo de marcador de texto, ele herda os atributos do marcador de texto. Estes atributos incluem a localização do caractere do marcador.
Os marcadores podem ser adicionados a um arquivo .readme utilizando o menu pop-up do editor do Leia-me. (As ações do menu pop-up são incluídas dinamicamente em ReadmeTextEditor.editorContextMenuAboutToShow(IMenuManager parentMenu)). Depois de adicionados, os marcadores aparecem do lado esquerdo do editor e na visualização de tarefas.