Produtos e Recursos

Um produto com base no Eclipse é um programa individual construído com a plataforma Eclipse. Um produto pode opcionalmente ser empacotado e entregue como um ou mais recursos, que são simplesmente agrupamentos de plug-ins que são gerenciados como uma única entidade pelos mecanismos de atualização do Eclipse.

Os produtos incluem todos os códigos e plug-ins necessários para executá-los.  Isso inclui um JRE (Java Runtime Environment) e o código da plataforma Eclipse.  O código do plug-in, o JRE e a plataforma Eclipse são normalmente instalados com um programa de instalação específico do produto.  Os fornecedores do produto são livres para utilizar qualquer ferramenta ou programa de instalação que seja apropriado às suas necessidades. 

Depois de instalado, o usuário ativa o produto e é apresentado a um workbench do Eclipse configurado especificamente com a finalidade suportada pelo produto, como desenvolvimento na Web, desenvolvimento de programas C++ ou qualquer outra finalidade.  A plataforma facilita a configuração de rótulos, diálogos Sobre, gráficos e telas iniciais, para que o usuário não tenha idéia de um workbench de plataforma, mas, em vez disso, exiba o workbench como a janela principal do próprio produto.

A estrutura de diretórios de nível superior desse produto parece mais ou menos assim para um produto hipotético chamado "AcmeWeb" que foi instalado em uma plataforma do Windows:

acmeweb/
	acmeweb.exe		(executável do produto)
	eclipse/		(diretório para arquivos instalados do Eclipse)
		.eclipseproduct	(arquivo marcador)
		eclipse.exe	
		startup.jar		
		configuration/	
			config.ini
		jre/
		features/	(recursos instalados, se houver)
			com.example.acme.acmefeature_1.0.0/
				feature.xml
			...
		plugins/
			com.example.acme.acmefeature_1.0.0/
				plugin.xml
				about.ini
				about.html
				about.mappings
				about.properties
				acme.png
				splash.jpg
			com.example.acme.acmewebsupport_1.0.0/
			...
		links/
			...

Na verdade, há duas maneiras de definir um produto no Eclipse. O mecanismo preferido é utilizar o ponto de extensão dos produtos (novo para o Eclipse 3.0). Esse ponto de extensão permite que você defina seu produto e personalize a marca como telas iniciais, ícones de janela e o restante. O mecanismo mais antigo (utilizado no Eclipse 2.1) utiliza osrecursos e em particular assume a existência de um recurso principal. Ocultamente, o Eclipse 3.0 utilizar o mecanismo de ponto de extensão dos produtos, mas fornece funções de compatibilidade que integram as definições legadas no novo modelo, se necessário.

Observaremos ambos os mecanismos e como são utilizados para personalizar um produto. Mesmo quando o mecanismo de ponto de extensão dos produtos é utilizado, os recursos ainda podem ser utilizados como uma maneira de agrupar a funcionalidade que é fornecida pelo gerenciador de atualização. Nos próximos tópicos, assumiremos que os agrupamentos de recursos estejam presentes no nosso plug-in, além das definições do produto.