O editor de atividades consiste em três páginas, a página Visualizadores, a página Descrições e a página "activities.xml".
Página Visualizadores
A página Visualizadores possui dois visualizadores separados, um deles é destinado para os plug-ins e fragmentos e o outro para as categorias e atividades, bem como plug-ins e fragmentos.
O primeiro visualizador exibe todos os plug-ins e fragmentos localizados
no diretório do espaço de trabalho do Eclipse. O segundo visualizador exibe as categorias,
as atividades ligadas a categorias e os plug-ins ligados a atividades. Os
últimos itens também são lidos inicialmente do diretório do espaço de trabalho do Eclipse.
Página Descrições
As categorias e atividades são definidas por IDs obrigatórios, nomes e descrições opcionais. A página Descrições possui dois visualizadores, um que permite a modificação de descrições de categorias e o outro de descrições de atividades.
O primeiro visualizador exibe as categorias, seu ID respectivo, o nome e o
campo de descrição editável. O segundo visualizador mostra as mesmas informações para
as atividades atuais. Quando o editor é comutado para outra página, as descrições
são atualizadas no arquivo "activities.xml".
Página "activities.xml"
Quando a guia da página "activities.xml" é clicada, ela é atualizada automaticamente. O arquivo conterá a categoria, atividade e definições de ligação representadas na página dos visualizadores.
Formato Gerado
Ligações do padrão de atividade são criadas quando os plug-ins são incluídos em uma atividade. Os padrões seguem uma sintaxe semelhante ao seguinte exemplo: "org\.eclipse\.pde/.*" para o plug-in "org.eclipse.pde". Se todos os plug-ins que iniciam com "org.eclipse.pde" forem incluídos na mesma atividade, os padrões individuais de plug-ins são substituídos por "org\.eclipse\.pde\..*/.*". De maneira similar, durante a remoção de um plug-in de uma atividade em que o último padrão está definido, o padrão será substituído pelos padrões dos plug-ins remanescentes nessa atividade. O editor de atividade irá ler as ligações de padrão de atividade durante a inicialização das extensões "org.eclipse.activities" definidas em outros plug-ins se, e somente se, elas seguirem a sintaxe descrita anteriormente.
Um ID exclusivo é gerado quando uma atividade é criada. O ID possui o seguinte formato: "activityName" + Activity, em que o nome da atividade teve os espaços retirados e foi convertido em minúsculas. Um ID exclusivo é gerado quando uma categoria é criada. O ID terá o seguinte formato: "categoryName" + Category, em que o nome da categoria teve os espaços retirados e foi convertido em minúsculas.