(PHP 3, PHP 4, PHP 5)
mysql_affected_rows -- Obtém o número de linhas atingidas na operação anterior do MySQL
Obtém o número de linhas atingidas pela consulta INSERT, UPDATE, REPLACE
ou DELETE mais recente associada ao link_identifier
.
link_identifier
A conexão MySQL. se o identificador de conexão não for especificado, a ultima conexão aberta por mysql_connect() é assumida. Se uma conexão assim não for encontrada, ela irá tentar criar uma como se a função mysql_connect() fosse chamada sem argumentos. Se uma conexão não for encontrada ou estabelecida, um aviso de nível E_WARNING é gerado.
Retona o número de linas atingidas em caso de sucesso, e -1 se a ultima consulta falhou.
Se a ultima consulta foi um consulta DELETE sem a claúsula WHERE, todos os registros terão sido excluídos da tabela mas esta função irá retornar zero com versões do MySQL anteriores a 4.1.2.
Ao usar UPDATE, o MySQL não irá atualizar colunas aonde o novo valor é o mesmo que o valor anterior. Isto cria a possibilidade de que mysql_affected_rows() possa não ser igual ao número de linhas encontradas, apenas o número de linhas que literalmente foram afetadas pela consulta.
O comando REPLACE primeiro exclui o registro com a mesma chave primaria e então insere o novo registro. Esta função retorna o número de registros excluídos mais o número de registros inseridos.
Exemplo 2. Exemplo de mysql_affected_rows() usando transações
O exemplo acima irá imprimir algo similar a:
|
Transações: Se você estiver usando transações, você deve utilizar mysql_affected_rows() depois da sua consulta INSERT, UPDATE, ou DELETE, não depois de COMMIT.
Comandos SELECT: Para obter o número de linhas retornados por um SELECT, é possível usar mysql_num_rows().