Copyright © 2001-2003 Networks Associates Technology, Inc.
Esse artigo descreve princípios subjacentes e mecanismos da biblioteca de Módulos de Autenticação Plugáveis (PAM), e explica como configurar, como integrar com outras aplicações e como escrever novos módulos.
A biblioteca dos Módulos de Autenticação Plugáveis (PAM) é uma API generalizada para serviços relacionados com autenticações as quais permitem ao administrador de sistema adicionar um novo método de autenticação simplesmente pela instalação de um novo módulo PAM, e modificar a política de autenticação pela edição do arquivo de configuração.
O PAM foi definido e desenvolvido em 1995 por Vipin Samar e Charlie Lai da Sun Microsystems, e não teve muitas mudanças até hoje. Em 1997, o Open Group publicou a especificação preliminar do X/Open Single Sign-on (XSSO), a qual padroniza a API do PAM e adiciona extensões para autenticação única ou integrada. No momento da redação deste documento, esta especificação ainda não tinha sido adotada como padrão.
Apesar deste artigo focar primariamente no sistema FreeBSD 5.x, o qual usa o OpenPAM, ele poderá ser igualmente aplicado ao FreeBSD 4.x, o qual usa o Linux-PAM, e a outros systemas operacionais, tais como o Linux e o Solaris™.
All FreeBSD documents are available for download at https://download.freebsd.org/ftp/doc/
Questions that are not answered by the
documentation may be
sent to <freebsd-questions@FreeBSD.org>.
Send questions about this document to <freebsd-doc@FreeBSD.org>.